A AMD anunciou muito recentemente os seus novos Ryzen 9000, bem como os seus aparentemente incrível Ryzen AI 300 “Strix Point” para computadores mais focados na IA. Mas… Como parar é morrer! A AMD já está de olhos postos naquilo que vem a seguir. Estamos obviamente a falar da arquitetura Zen 6, que deverá trazer ainda mais melhorias, e por isso, muita e boa performance.
Zen 6: AMD já só tem olhos para o que vem a seguir!
A arquitetura da CPU Zen 6 da próxima geração será – tal como a atual Zen 5 – dividida em duas partes: Zen 6 e Zen 6c. A ideia oferecer núcleos mais focados na performance pura e dura, e claro, núcleos mais amigos da eficiência energética para produtos mobile, ou designs híbridos. Toda esta tecnologia vai dar vida a computadores desktop e portáteis, consolas, servidores, e muito mais.
Dito isto, os núcleos Zen 6 têm o nome de código “Morpheus” e já deverão ser baseados apenas e só no processo de 3nm mais poderoso e eficiente da TSMC. (Quem sabe… Se não existirá espaço para o novo processo de 2nm!)
Mas, talvez mais importante que tudo isto, é o facto de a nova arquitetura já abrir espaço a uma nova estratégia de divisão de núcleos de processamento, com 3 CCD dentro de um único chip “tradicional”. Isto significa que vamos ter processadores com 32 núcleos e 64 threads para consumidores, isto enquanto no lado dos servidores é muito provável que exista agora espaço para ir até aos 256 núcleos físicos e 512 threads.
Além de toda esta potência computacional, é esperado que os novos processadores Zen 6 venham equipados com tecnologia interconnect 2.5G, e claro, GPUs RDNA 5.
Agora… Consegue imaginar um APU Zen 6 acompanhado por um GPU RDNA 5 a dar vida a uma consola de nova geração, ou então, um processador com 32 núcleos e 64 threads com a ajuda da memória cache vertical X3D. Vai ser a loucura! Em suma, a AMD volta a provar que continua forte e focada no mundo dos computadores.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!