YouTube: não consegue ver vídeos este Natal? Faça isto!

No Natal também sabe bem vermos uns belos vídeos no YouTube. O problema é que quando menos esperamos esta plataforma pode falhar e na maioria dos casos o problema está do nosso lado. Assim vamos dizer-lhe como pode resolver.

YouTube: não consegue ver vídeos este Natal? Faça isto!

Se o YouTube não funciona a primeira coisa que temos de fazer é perceber se isto se deve a uma falha global ou não. É que isto pode poupar-nos muito trabalho e sobretudo muitas alterações no PC ou no smartphone.

Em primeiro lugar temos de ver se o serviço está ativo e a melhor forma de fazermos isto é através do site Downdetector. Quer se trate de um operador ou de uma plataforma é sempre o ponto por onde devemos começar quando uma plataforma não está a funcionar.

YouTube não funciona

Se o YouTube estiver em baixo este site vai mostrar logo se há problemas. Se surgir a mensagem de que não há problemas relatados com este serviço então é muito provável que a situação esteja relacionada com o seu computador.

Para que seja mais fácil perceber isto fica aqui a ligação direta.

Quando o problema é no computador

Ou seja se o problema não é o facto da plataforma estar em baixo pode estar a passar-se algo com o seu computador. Dito isto a primeira coisa que tem a fazer é atualizar o browser.

Atualizar o browser

Deve sempre certificar-se que está a utilizar a última versão no browser e não uma versão antiga que pode causar problemas com a reprodução dos vídeos.

Isto acontece mais nos computadores antigos que infelizmente já não conseguem suportar as últimas versões dos browsers que estão disponíveis. Um amigo com um Mac Mini já antigo infelizmente tem este mesmo problema. Ainda consegue fazer muita coisa com o computador. No entanto já há muito poucos browsers suportados.

Atualizar o Chrome é algo muito simples já que basta recorrermos ao botão que surge no canto superior direito do browser.

Há outra questão importante. Limpar os cookies e a cache. No Chrome basta utilizar este endereço chrome://settings/clearBrowserData. Em limpar dados de navegação escolha Sempre. Depois é só optar por limpar Dados.

Desativar as extensões também pode fazer maravilhas. É que por vezes els são responsáveis pelo facto do YouTube não funcionar.

Para ver as extensões que tem disponíveis no chrome, digite na barra de endereços chrome://extensions/ e pressione Enter.

Vá desativando cada extensão até perceber se há alguma que pode estar a causar o problema. Se encontrar a responsável mantenha-a desativada e contacte o programador para resolver a situação.

Atualizar os drivers da placa gráfica

Isto é outra coisa que deve fazer. É que drivers desatualizados podem causar problemas na leitura de vídeo. Atualize-os e veja se o problema ficou resolvido.

Quando o problema é no smartphone

Quando o problema é so no smartphone só podem existir três razões à partida para o YouTube não funcionar. Claro que poderia falar de quatro razões, no entanto parto do princípio que a ligação à Internet esteja ativa.

Atualizar a app do YouTube

Esta é uma das situações mais recorrentes que leva a problemas no YouTube. Estamos a executar uma versão antiga e como tal não conseguimos aceder como deve ser a tudo o que o YouTube nos tem para oferecer.

YouTube ver vídeos

Outra das formas de resolver o problema é limpar a cache do YouTube e os dados. Normalmente esta é outras das situações que resolve o problema.

Entretanto há outra questão importante no meio disto tudo. Está relacionado com a data e hora. É que caso ela não esteja devidamente certa ou sincronizada pode funcionar mal. Assim a melhor forma de resolver isto é permitir que a hora seja sincronizada automaticamente com o operador.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também