O YouTube é uma fonte muito valiosa de informações. De facto, ajuda-nos a resolver muitos problemas e sobretudo a responder a muitas dúvidas. No entanto, nem sempre as coisas correm como deveriam. Isto porque assim como há muitas informações verdadeiras a serem relatadas no YouTube, também há muitas outras falsas. Isto, sobretudo, no que diz respeito às questões médicas pode ser um grande perigo. Para salvar os utilizadores o YouTube vai adicionar duas novas funções muito importantes. Um painel que mostra a fonte das informações e outro que destaca vídeos de fontes credíveis. Assim vai ser muito mais difícil sermos enganados com vídeos no YouTube. A questão é que há vários vídeos no YouTube que vão perder muita importância.
YouTube: alguns vídeos podem perder muita importância!
O painel que mostra a fonte das informações surge nos vídeos que chegam de fontes realmente credíveis. Isto é a melhor indicação que podemos ter de que a informação que estamos a ver é verdadeira e credível. O painel aparece entre o título do vídeo e a fila de botões. Chega entretanto com o símbolo de uma cruz médica e mostra que a publicação chega de um hospital ou de um instituto médico.
Como referi anteriormente esta novidade chegou aos vídeos para ajudar a distinguir aquilo que é credível daquilo que não é. Quer dizer, as outras informações até o podem ser, no entanto, não estarão certificadas como tal e será sempre um risco confiarmos ou não.
Mas esta não é a única novidade. Assim temos uma nova secção que aparece junto das questões relacionadas com a saúde. Por exemplo, se pesquisarmos qualquer condição de saúde irá aparecer uma nova secção que destaca os vídeos que são provenientes de fontes credíveis.
Não é a primeira vez que se fala destas novidades. No entanto, só agora é que estão a chegar a todos os utilizadores. De facto, este sistema já estava implementado nos Estados Unidos.
Numa altura em que existem tantas informações não confirmadas a circularem no YouTube faz todo o sentido a chegada desta novidade para nos deixar a todos mais seguros.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!