Inicialmente, nunca achei muita piada ao TikTok, especialmente naquela altura estranha em que os vídeos eram basicamente jovens a fazerem danças estranhas em público. Mas, graças a um sistema de integração de música robusto, a realidade é que temos muitos utilizadores a utilizar a plataforma como um sítio de descoberta (ou redescoberta) musical.
O algoritmo da plataforma é incrível, e por isso, assim que começa a meter “like” em vídeos de música específicos, vai começar a receber outros vídeos similares, com músicas que não conhece, ou que já não ouvia há alguns anos.
Posso até dizer que estou a aproveitar mais esta “funcionalidade” do TikTok, do que as listas de reprodução automáticas do Spotify. Bem… É exatamente por isto que a Google se começou a mexer, e vai oferecer algo muito similar no YouTube.
YouTube vai imitar o TikTok para lhe dar música nova!
Pois bem, de forma muito resumida, a equipa do YouTube percebeu que os utilizadores estão mais interessados em vídeos curtos no TikTok, com boa música, em vez da tradicional forma de ver vídeos completos no YouTube. Por isso, vamos receber uma nova funcionalidade pronta a fazer aquilo que o TikTok faz de forma um pouco estranha.
Abram alas ao YouTube Music Samples! Uma nova aba na app que vai apresentar pequenas clips de vídeos de música, para lhe permitir descobrir ou redescobrir novos sons, consoante o seu gosto musical. Aqui a coisa até é mais completa e intuitiva! Afinal, pode partir à descoberta, gostar de uma música, e esta vai imediatamente aparecer na sua playlist. Isto ao contrário daquilo que acontece no TikTok. Que implica ter de ir ver o nome da música e depois ir à procura dela nas plataformas de sua preferência.
Muito interessante! Mas claro, isto significa que vai ter de abandonar o seu Spotify, Apple Music ou Tidal, para adotar o YouTube Music.