A Inteligência Artificial tem trazido muitas questões para cima da mesa, especialmente na parte do “roubo” de empregos, e até na ética da criação de conteúdo. Mas, a Inteligência Artificial não serve apenas para isso! Serve também para melhorar a experiência em tudo o que fazemos.
De facto, pode ser como um parceiro de trabalho, que lhe vai dar uma ajuda em todos os passos daquilo que está a fazer. Ou até um amigo que está a ver um filme, ou uma série consigo, com comentários engraçados, ou que acrescentam alguma coisa de valor ao que está a ver.
A Inteligência Artificial está a chegar para elevar a sua experiência. Um perfeito exemplo disso é aquilo que o YouTube está a planear fazer com a sua plataforma.
Inteligência Artificial não serve apenas para roubar empregos!
Portanto, a Google está a desenvolver um sistema capaz de criar resumos de vídeos de forma completamente automática. Por enquanto é apenas um teste, mas é mesmo muito provável que se torne realidade num futuro muito próximo.
Para que serve isto?
Bem, é muito simples. Em vez de ir à procura de algo, e ter de se dar ao trabalho de ver parte do vídeo para perceber se este responde ou não à sua questão. Este sistema faz logo um resumo, poupando segundos ou até minutos valiosos da sua vida.
Dito isto, estes resumos não vão substituir as descrições que os criadores de conteúdo já fazem. Vai ser algo que aparece como acréscimo. Porém, por enquanto, aparecem apenas em Inglês, e não aparecem para todos os utilizadores.
Em suma, é apenas mais uma aposta no IA por parte da Google. Afinal, só em 2023, já tivemos anúncios de ferramentas IA para o Gmail, Docs, Meet, e até Play Store. Existem ainda planos para ultrapassar o ChatGPT em funcionalidades e popularidade até ao fim do ano, especialmente na altura em que o Assistente Google começar a aparecer com associação ao Bard.
Antes de mais nada, o que pensa sobre o IA e a sua implementação no nosso dia-a-dia?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!