Se passa muito do seu tempo livre no YouTube, sabe que a melhor forma de ver os seus YouTubers favoritos é nas resoluções de 4K/2160p ou 8K/4320p. No entanto, alguns utilizadores relataram recentemente no Reddit e no Twitter que a plataforma tem vindo a empurrar a ideia de que os utilizadores precisam de uma subscrição premium para verem vídeos no YouTube em 4K. Mas será que vamos mesmo ter de pagar?
YouTube: acabou-se a subscrição premium para o 4K!
Aparentemente, esta foi uma espécie de experiência que terminou agora como relata o site 9to5Google. Assim como o YouTube partilhou no Twitter, a restrição foi levantada e agora todos os espectadores devem poder aceder a resoluções de qualidade 4K sem terem uma conta premium.
Entretanto o YouTube não revelou porque terminou a experiência. Suspeitamos que a razão foram as reacções que esta funcionalidade recebeu. Especialmente no Reddit! Afinal, ninguém quer começar a pagar por algo que sempre tiveram de graça. Lembro que o YouTube tem oferecido a capacidade de ver vídeos em 4K gratuitamente desde 2010 e em 8K desde 2015.
Uma coisa interessante, no entanto, é que noutro tweet em japonês, a equipa do YouTube forneceu um link com instruções sobre como os utilizadores podem dar feedback sobre o teste de resolução 4K. Por isso, se acredita que o YouTube nunca deve colocar resoluções 4K e possivelmente 8K atrás de um paywall, diga-nos tudo nos comentários.
Para além desta novidade saiba que a aplicação do YouTube na Android TV e Google TV acaba de chegar à versão 3.0 e permite obter informações de uma forma mais fácil sobre o vídeo que estamos a ver.
Isto ao mesmo tempo que adiciona alguns elementos do design Material You. Por exemplo, como o site 9to5Google deu conta, os títulos de vídeo já não aparecem no canto superior esquerdo do ecrã. Assim passaram para uma caixa arredondada onde também está o nome de quem carregou o vídeo. Surge também a contagem de visualizações e data de publicação. Tudo publicado à esquerda acima da barra de progresso.
A caixa de descrição do vídeo também aparece no mesmo local, como uma sobreposição acima do que estamos a ver. Isto pode potencialmente ser mau quando ocupa grande parte do ecrã. No entanto também conseguimos ler toda a descrição sem perder o vídeo.
Entretanto outra alteração na interface diminui as recomendações de vídeo mostradas por baixo da barra de progresso. A propósito disto elas agora permanecem no mesmo local quando vamos passando pelo vídeo. Uma consequência disso é que os botões para gostar ou não gostar, velocidade de reprodução, entre outros, não estão agora tão acessíveis.
Seja como for a interface modificada é um salto significativo relativamente à versão anterior do YouTube. Claro que há um pouco mais de desordem visual (mas também mais informação). Resta é agora percebermos se estas novidades também vão chegar a outras plataformas ou não.
A nova atualização do YouTube para Android TV e Google TV já está a ser lançada, e já surgiu em alguns dos nossos dispositivos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!