O YouTube é facilmente uma das plataformas mais populares e importantes da Internet. Porém, também tem vindo a testar a paciência dos utilizadores com um aumento quase absurdo no volume de anúncios, uma caça aos adblockers, e mais recentemente também com um aumento significativo no preço do seu plano Premium.
É complicado ser um utilizador do YouTube nos tempos que correm. Mas… É também curioso! Porque a equipa responsável pela plataforma sabe que é difícil apoiar todas estas jogadas.
Por isso, é muito provável que seja lançada uma nova versão Premium do YouTube. Agora com anúncios claro.
Mas… Isto faz sentido? Pagar e ainda assim ter de ver anúncios?
YouTube Premium vai ter plano lite… Com anúncios!
Portanto, caso não saiba, esta nem é a primeira vez que ouvimos falar do Premium Lite.
A Google já fez algumas experiências com a ideia, mas acabou por cancelá-la no ano passado. Mas, agora, uma nova versão está a ser testada em alguns mercados, incluindo a Austrália, a Alemanha e a Tailândia, onde os utilizadores podem subscrever por menos de metade do preço da subscrição normal. Porém, com alguns anúncios à mistura para “compensar”.
Aliás, a própria Google confirmou recentemente que está a testar uma versão um pouco diferente do Premium Lite. Por isso, é muito provável que o seu lançamento oficial (e global) esteja para breve.
Que anúncios são estes?
Como é óbvio, se está a pagar, a quantidade de anúncios não pode ser a mesma.
Aparentemente, com o YouTube Premium Lite, vai ter anúncios tradicionais nos shorts, em conteúdo musical, e alguns anúncios “não intrusivos” durante a pesquisa e navegação do serviço.
Em suma, agrande maioria dos vídeos deve ficar livre de anúncios publicitários.
Outras limitações?
Sim, a coisa não fica por aqui. O YouTube Premium Lite também tem outras limitações:
- sem acesso ao YouTube Music sem anúncios,
- sem suporte para ouvir vídeos em segundo plano e sem downloads.
Agora resta saber: valerá mesmo a pena?