O YouTube é hoje em dia um nome que todos nós conhecemos muito bem, sendo muito provavelmente a maior plataforma de visualização de conteúdo multimédia do planeta. No entanto, o plano original para a plataforma estava muito longe desta realidade!
Vamos por partes.
YouTube: O plano original era ser uma espécie de ‘Tinder’
Portanto, caso não saiba, o YouTube não é um projeto original da gigante Google, visto que foi criado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, e posteriormente comprado e absorvido pela gigante da pesquisa Norte-Americana. Dito isto, a própria conceção do projeto, e seu tema original parece depender de quem destes três fundadores responde à pergunta.
Afinal, Hurley e Chen afirmam que a ideia para o projeto surgiu de uma conversa completamente casual, acerca da dificuldade de partilha de vídeos na Internet, num simples jantar. Entretanto, Karim afirma que pensou na ideia da plataforma quando tentou encontrar vídeos do famoso caso de problema no vestuário de Janet Jackson sem qualquer sucesso.
Seja qual for a resposta correta, o domínio do YouTube foi registado no dia 14 de Fevereiro de 2005. O tradicional dia dos namorados! Porquê? Bem, o YouTube foi lançado como uma plataforma de encontros, inspirada no ainda existente Hot or Not.
Curiosamente, o slogan da plataforma era “Tune in, Hook up”!
Muito resumidamente, a ideia era permitir que qualquer utilizador gravasse e fizesse upload de um vídeo de apresentação. Para posteriormente fazer kickstart aos “matches“, tal e qual como no atual Tinder. No entanto, passados 5 dias sem qualquer vídeo, a equipa até decidiu começar a fazer anúncios em várias plataformas, oferecendo 20$ pelos vídeos… Estratégia que não resultou!
Muito insucesso, que posteriormente se transformou num sucesso gigantesco! Afinal de contas, pouco tempo depois, as pessoas encontraram o YouTube, e em vez de o utilizar para o seu propósito original… Começaram a fazer upload de todo o tipo de vídeos. Na altura, com um grande foco nos vídeos de animais de estimação, nomeadamente gatos.
Esta prática teve o apoio do equipa de desenvolvimento no dia Junho de 2005. Devido a isso, a plataforma foi crescendo. Resultando numa venda à Google, por uns muito interessantes 1.65 mil milhões de dólares, um ano mais tarde.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Fazia ideia de como o YouTube se transformou na plataforma que conhecemos tão bem hoje em dia? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!