Há já alguns anos que o YouTube tem vindo a tornar-se um serviço de streaming, embora não seja perfeito. Agora uma nova informação avançada pelo The Information afirma que a plataforma de vídeo tem tentado integrar conteúdos de terceiros desde, pelo menos, 2022. Afinal a ideia do YouTube é criar ium novo design para combater plataformas como a Netflix, a Disney+ ou a Amazon.
Semelhante à forma como a Amazon oferece assinaturas de serviços adicionais, a ideia é que se possa inscrever em serviços adicionais a aprtir do YouTube na sua TV. No entanto, a empresa teve dificuldade em integrar os conteúdos pagos com os vídeos gratuitos que constituem o seu algoritmo e as subscrições de criadores.
Tecnicamente, pode inscrever-se nesses serviços ainda no separador Filmes e TV. Mas, de acordo com o The Information, as pessoas não estavam a procurar aí, e o YouTube parou de adicionar serviços enquanto procurava uma solução.
Agora está a caminho um novo design
Com mil milhões de horas de conteúdos vistos através da aplicação de TV, o YouTube está a trabalhar numa grande remodelação para resolver o problema dos conteúdos pagos.
Esta remodelação fará com que a aplicação se parecesse mais com a Netflix ou a Disney Plus. Os serviços pagos teriam a sua própria secção sob a etiqueta “Primetime Channels”, que já existe.
As bibliotecas de criadores do YouTube também podem mudar
Numa nota mais pequena, mas interessante, a reformulação permitirá aos criadores do YouTube organizar as suas bibliotecas em páginas de programas com episódios e temporadas. Era algo que não estava disponível anteriormente. Uma vez que muitos criadores já trabalham em modo de temporada ou têm programas de longa duração, poderá ser mais fácil encontrar vídeos fora das actuais listas de reprodução.
O novo design, que poderá facilitar a procura de ambos os tipos de conteúdo, será lançado alegadamente nos “próximos meses”.