YouTube Music: já pode descarregar podcasts automaticamente!

Na sequência da notícia de que o Google Podcasts vai ser encerrado no próximo ano, o YouTube Music tem agora a capacidade de descarregar podcasts automaticamente. É sem dúvida uma boa notícia para que nunca perca nada. Até mesmo quando está fora de casa sem uma ligação à Internet.

YouTube Music: já pode descarregar podcasts automaticamente!

A opção é muito simples de ativar. Assim visite a página de um programa e toque no ícone de engrenagem das novas definições para “Guardar para a biblioteca”. Isto faz aparecer o botão “Ativar descarregamentos automáticos” e descarrega imediatamente o episódio mais recente para o seu dispositivo para ouvir offline.

Para além disso há mais outra alteração importante como refere o site 9to5Google. É que os episódios que acabou de ouvir não se eliminam automaticamente. É possível que os ficheiros desapareçam. Isto depois de um novo episódio estar disponível/transferido ou depois de um determinado período de tempo, como um dia inteiro, mas ainda não foi possível testar isso.

De momento, não existe uma definição de remoção automática, que é uma característica básica de outros clientes. Por exemplo, o Google Podcasts tem uma preferência “Remover episódios concluídos” que lhe permite especificar o incremento: Após 24 horas, 7 dias, 30 dias e 90 dias. Essa aplicação também oferece o controlo “Remover episódios inacabados”.

Voltando aos downloads, os descarregamentos automáticos funcionam numa base por programa (e por dispositivo), pelo que tem de os ativar individualmente. O Google Podcasts oferece uma página dedicada para ativar ou desativar rapidamente esta função. O equivalente aproximado no YouTube Music é ir ao separador Biblioteca > Filtro de podcasts > Descarregados para gerir utilizando os menus.

Entretanto a grande funcionalidade de que muitos estão à espera é a subscrição via RSS, que transformaria o YouTube Music num simples leitor de podcasts que não exige que os criadores gravem e carreguem primeiro as versões de vídeo, embora a Google também esteja a trabalhar num fluxo automatizado. Esperemos que o primeiro esteja para breve.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também