A coisa é bastante simples… Temos muito mais pessoas em casa na Europa, que claro está, estão constantemente ligadas à Internet, a falar com os amigos, a jogar, a trabalhar, ou a ver todas as séries e filmes que tinham em atraso nas várias plataformas de streaming. O que claro está, tem o potencial de criar problemas no fornecimento de Internet em alguns países com maior densidade populacional.
Por isso, a própria União Europeia fez um expresso pedido às plataformas de conteúdo multimédia, para reduzir a qualidade das transmissões! A ideia é bastante fácil de perceber, se todos reduzirmos um bocadinho a resolução do que estamos a ver, podemos continuar a fazer tudo o que queremos, sem criar dificuldades nas redes.
YouTube vai reduzir a qualidade do streaming! Adivinhe de quem é a culpa…
Portanto, a culpa é mesmo do nosso amigo COVID-19, que meteu toda a gente em casa a ver YouTube, Netflix, HBO, etc… O que por sua vez complica um pouco a vida de todas as pessoas que foram enviadas para casa, mas continuam a trabalhar no conforto do seu escritório ou sofá da sala reclinável (como eu!).
Assim, o YouTube junta-se ao Netflix, ao anunciar que irá reduzir o bitrate dos seus streams durante um mês, para conseguir diminuir o tráfego em pelo menos 25%. Contudo, apesar de agora todos os vídeos da plataforma começarem com a resolução SD (480p), ainda pode às configurações aumentar a resolução. Ainda assim, é notório que a qualidade de transmissão não é a mesma, apesar de ser ‘comestível’.
Entretanto, vários Fornecedores de Internet já vieram a público reclamar com a situação, ao afirmar que têm capacidade mais que suficiente para arcar com a subida dos consumos. Ao fim ao cabo, temos exemplos de ISPs em Inglaterra que apesar de terem verificado um aumento de tráfego entre os 35 e 60%, continuam a afirmar que isto está muito longe do limite da sua infra-estrutura.
Bem… Mais vale ter cuidado do que depois ter de remediar a situação! Ainda assim, para toda a gente que paga serviços como o Netflix, com um decréscimo da qualidade, também era bem vindo um decréscimo da mensalidade… Não é?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!