Como já noticiámos várias vezes ao longo das últimas semanas, o YouTube começou a desenvolver um sistema capaz de perceber se o utilizador está ou não a bloquear os anúncios da plataforma. Algo muito ao estilo daquilo que a Netflix fez com a sua afmada partilha de contas.
Porém, se no caso da Netflix a coisa deu muito que falar, porque a própria plataforma incentivou a partilha de contas num passado recente, no caso do YouTube as coisas já são um pouco diferentes. Este sistema, apesar ser chato, faz todo o sentido. Afinal de contas, o YouTube é uma plataforma 100% gratuíta, que gera receitas apenas e só a partir deste tipo de anúncios publicitários. Além disso, o bloqueio de anúncios sempre foi contra os termos de utilização.
Porém, apesar de ser justificado, a forma como o YouTube está a fazer as coisas não parece ser a mais correta.
Dito tudo isto, a caça ao bloqueio de anúncios já não é apenas uma ameaça. É uma realidade a nível global.
YouTube está agora a bloquear acessos a nível global!
Portanto, de forma muito resumida, os bloqueios de anúncios no YouTube passaram da fase de “experiência” para um esforço global, tudo de forma a impedir que os utilizadores se esquivem das suas obrigações publicitárias.
Assim, desta forma, a plataforma detida pela Google está a dizer aos espectadores para permitirem anúncios no site, desactivarem o bloqueador de anúncios ou subscreverem o YouTube Premium. Caso contrário… bloqueado!
Isto é o que lhe irá aparecer caso veja vídeos no YouTube com adBlock. Tudo completo com uma ameaça no final.
Entretanto, apesar de perceber que tudo isto é justificado… Os utilizadores têm alguma razão na sua irritação.
Afinal, além da caça aos adblockers, o YouTube também aumentou a duração dos anúncios, e aumentou a sua frequência. Além de tudo isto, o preço do YouTube Premium aumentou em quase todas as regiões.
Será um exagero?
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