Como já deve ter percebido, quando escolhe um qualquer vídeo do YouTube para ver, os números de visualizações/likes nunca mudavam, eram os mesmos desde o início do vídeo até ao seu fim. Mas isso vai mudar!
O YouTube, no meio da sua atual guerra contra os ad-blockers, decidiu também tornar a sua plataforma mais responsiva, e mais animada. Mas… Será isto necessário? Não será um bocado estragar a experiência?
YouTube está a testar métricas em tempo-real. Mas para quê?
Portanto, esta funcionalidade já está em teste em algumas regiões, para alguns utilizadores. O que muda? Bem, o número de visualizações e “likes” vai mexer enquanto vê o vídeo, ou pura e simplesmente está na página do mesmo. Isto significa que vai ter um outro ponto de distração na página, a não ser que veja o vídeo em ecrã inteiro, claro.
Porquê isto agora?
Como deve imaginar, transformar as métricas do YouTube para métricas dinâmicas não é de todo uma revolução tecnológica, a Google já podia ter feito isto há anos, tal e qual como outras plataformas também o fazem há vários anos. A questão é, sempre preferiu não o fazer, para manter a experiência mais séria e mais imersiva. O que mudou? Ninguém faz ideia, mas também não vamos julgar a decisão antes de a ver implementada a 100%.
Acredito que não existe nenhuma vantagem para o utilizador em saber quantas pessoas estão a ver o mesmo vídeo. Especialmente quando foi o próprio YouTube a remover o botão “dislike”, que era uma ferramenta extremamente útil para aferir a qualidade de um qualquer vídeo. Mas… Num mundo tão estranho como este, possivelmente até fará sentido e vai aumentar o engagement.
Partilhe connosco a sua opinião acerca de tudo isto na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!