Bem… Começou! O YouTube começou a limitar a experiência de utilização a quem usa um dos vários sistemas de bloqueio de anúncios disponÃveis no mercado. Sim, estamos a falar de plug-ins como o Ad-Block ou Ad-Block Plus. Assim, depois de vários anos em que poderia ignorar os sempre chatos anúncios da plataforma, e mais recentemente até fazer “skip” aos anúncios integrados dos próprios YouTubers, a coisa vai voltar a mudar, e vai ficar mais restritiva.
YouTube está a limitar quem bloqueia os anúncios!
Portanto, a funcionalidade ainda não está 100% implementada, mas já começou a ser testava em várias regiões. Como funciona? É muito simples! Se porventura tiver uma das ferramentas já mencionadas, a plataforma é capaz de o perceber, e por isso, vai limitar a sua utilização a 3 vÃdeos. Sim, só pode ver 3 vÃdeos no YouTube se tiver um bloqueador de anúncios.
A única forma de continuar a navegar, e ver mais vÃdeos, é desativar o bloqueador, ou meter o YouTube como site confiável.
O YouTube afirma no seu aviso que a plataforma é gratuita, muito graças aos anúncios presentes em cada vÃdeo. Por isso, se realmente quiser ter uma experiência sem anúncios, pode sempre aderir ao YouTube Premium.
Esta é mais uma das muitas experiências que a Google tem vindo a fazer na sua plataforma de partilha de vÃdeos. Além desta, também já vimos a resolução 4K bloqueada atrás da subscrição YouTube Premium, mas isso parece ter corrido mal, devido à forma como os utilizadores reagiram. Ainda assim, neste caso mais especÃfico, o YouTube é um negócio, tem de dar dinheiro, e como tal, é mesmo muito provável que a Google continue a apostar na remoção de tudo aquilo que limite as suas receitas via anúncios.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Concorda com a jogada da Google? Afinal, sempre soubemos que o bloqueio ia contra as regras da plataforma. O que vai fazer? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!