Com o mundo a apostar em tecnologias mais amigas do ambiente, existem muitas mudanças a acontecer um pouco por todo o lado e o mercado automóvel não fica obviamente de parte. Afinal de contas, a aposta gigantesca nos elétricos quer resolver isto mesmo. Contudo, existe mais uma tecnologia que simplesmente não quer morrer, o hidrogénio!
Dito tudo isto, graças à Toyota e à Yamaha, existe agora um enorme motor V8 5.0L a hidrogénio!
Esta incrível motorização é proveniente do Lexus RC F e torna-se assim num ponto de partida muito importante. Ao fim ao cabo, esta mudança ao motor a gasolina aconteceu a pedido da Toyota à Yamaha.
Quais foram as mudanças feitas ao motor?
Pois bem, saiba que o bloco em questão está praticamente intocado. No entanto, existem muitas mudanças mais “pequenas”, nos injetores, nos cabeçotes e no coletor de admissão, que agora é capaz de funcionar com hidrogénio comprimido.
Quanto aos números!
O resultado das mudanças é enorme e os números não mentem. A hidrogénio, o motor V8 5.0L é agora capaz de uns incríveis 444 cv de potência e 540 nm de torque!
Em comparação com a variante a gasolina, estamos a falar de apenas menos 13 cv, mas mais 20 Nm de torque, o que impressiona. Aliás, tendo em conta que as mudanças foram mínimas no motor, em teoria, o motor modificado pode ser colocado no Lexus RC F, com apenas mudanças no sistema de combustível.
Segundo o CEO da Yamanha Motor, Yoshihiro Hidaka: “Os motores de hidrogênio abrigam o potencial de serem neutros em carbono, mantendo viva nossa paixão pelo motor de combustão interna ao mesmo tempo”.
Em suma, a utilização de motorizações a hidrogénio não criar qualquer poluição na sua utilização. No entanto, o processo da sua aquisição não é bem assim. No entanto, tudo indica que a aposta nesta matéria é para continuar, mas qual a sua opinião sobre isto?
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!