Como o meu colega Bruno já noticiou há alguns dias atrás, a Xiaomi vai de facto conseguir produzir e lançar um chipset de 3nm para smartphones e tablets, isto já em 2025. Não sendo ainda claro que dispositivos vão ter estes chipsets como base, porque não estou a ver, pelo menos para já, a Xiaomi a apostar em smartphones de topo baseados em chips próprios, em vez dos clássicos Qualcomm ou MediaTek.
Mas, antes de toda essa preocupação, existe um outro tema complexo para resolver. O modem 5G!
Se desenhar e produzir um SoC já é complicado, desenvolver um modem 5G é uma tarefa ainda mais complexa, sendo algo que até a própria Apple, um “génio” no design de chips, tem vindo a mostrar ao longo dos últimos anos.
Um problem que poderia ser mais ou menos fácil de resolver noutros tempos, mas que tudo indica ser um obstáculo de proporções assustadoras para a gigante Chinesa neste novo mundo em que Trump está prestes a ir para a sua cadeira
Xiaomi vai ter um processador de 3nm. Mas.. Modem? Não há!
Portanto, como deve imaginar, com a vitória de Donald Trump nas eleições Norte-Americanas, tudo se vai complicar para qualquer empresa que quiser perseguir evoluções tecnológicas que tenham na sua base patentes Americanas. Aliás, até a compra de um modem 5G a uma entidade Norte-Americana, como é o caso da Qualcomm, se pode vir a complicar nos próximos tempos.
Sendo exatamente por isso que já se fala de alguma ambição por parte da Qualcomm de aumento de preços. Até da possibilidade de a Xiaomi se virar para a rival Samsung para meter as mãos em alguns modems Exynos.
Aliás, já existem rumores de comunicações com a Huawei, para utilizar o seu próprio modem. Mas, neste campo, a Huawei está agarrada a um processo de produção antigo e por isso pouco eficiente. Não seria de todo a melhor opção.
Temos de esperar para ver o que isto vai dar. Mas a grande aposta da Xiaomi em processadores próprios ainda vai dar muito que falar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!