Como temos vindo a dizer, tudo indica que a nova geração de smartphones Android vai começar um pouco mais cedo, com os primeiros modelos a chegar às prateleiras ainda durante este ano de 2024. Aparentemente pelas mãos de fabrincates como a Oppo, OnePlus, e na realidade até a ASUS.
O que na realidade, não é assim tão fora do normal em algumas regiões como é o caso da China, onde a nova geração começa sempre entre Outubro e Novembro. Mas… Na Europa? É uma novidade que pode ter um profundo impacto na indústria!
Isto é especialmente verdade para os planos de algumas fabricantes que se deixaram ultrapassar. Aqui podemos falar da Samsung, que lança sempre em janeiro ou fevereiro. Mas… temos de dar muito mais importância à Xiaomi.
Xiaomi vai chegar mais tarde que as outras… e agora?
Portanto, esta não é a primeira vez que critico a Xiaomi por não ter lançamentos realmente globais, o que pelo menos na minha opinião, não faz sentido dentro de uma estratégia de uma marca que afirma ser global.
Especialmente quando as outras fabricantes do top 3 são capazes de lançar todos os seus aparelhos ao mesmo tempo, para todas as regiões (Samsung e Apple).
Sim, é óbvio que o mercado Chinês é mais importante, porque estamos a falar de cerca de 1.4 mil milhões de potenciais consumidores, em vez dos “apenas” 700 milhões do mercado Europeu. Mas, em 2024, podemos muito bem estar perante a primeira vez que esta estratégia de lançamentos separados entre 3 ou 4 meses pode ter um profundo impacto nos números da empresa, o que por sua vez pode levar a uma mudança de estratégia!
Afinal, enquanto já várias marcas anunciaram que estão prestes a lançar os seus novos smartphones topo de gama em todos os mercados, com vários aparelhos a chegar às nossas prateleiras já em Novembro, a Xiaomi prepara-se para lançar os seus novos Xiaomi 15 e Xiaomi 15 Pro na China no dia 29 de Outubro. Isto com uma data de lançamento global tentativa para Fevereiro ou Março, altura da MWC 2025.
São quase 6 meses de distância. É demasiado tempo!
- Nota: Na Europa, nomedamente em Portugal, vamos com toda a certeza receber o Xiaomi 15 e Xiaomi 15 Ultra. A versão Pro não chega cá.
A Xiaomi costuma ser a primeira da nova geração! Já não é… e agora?
A Xiaomi costuma impressionar os entusiastas do mundo Android com uma nova geração de aparelhos vários meses antes do final do ano. Aliás, existem até consumidores Europeus que encomendam a versão Chinesa, para ter acesso ao novo hardware antes de todos os outros potenciais consumidores.
Mas, agora que outras fabricantes, muitas delas Chinesas, se querem antecipar. O que acontece à magia dos lançamentos Xiaomi? Ou melhor, se é possÃvel ter acesso à tecnologia de nova geração, sem olhar para a Xiaomi? Qual é a estratégia desta fabricante em 2025? O nome Xiaomi já tem peso suficiente na Europa para que os consumidores esperem pela sua oferta de nova geração?
Bem… Vai ser muito interessante perceber como a resposta da Xiaomi vai ser nos próximos tempos!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!