Já muito critiquei a Xiaomi em vários aspetos daquela que tem sido a sua estratégia ao longo dos últimos 2~3 anos. Porém, da mesma forma que critico quando acredito que algo está mal, também tenho de elogiar quando acontece uma mudança em resposta à forma como o mercado atual funciona.
A Xiaomi decidiu encarecer a quase totalidade da sua gama de produtos após a pandemia, o que acabou por ter um impacto severo na sua capacidade de vender smartphones, especialmente na gama média e gama alta. Mas, isso está a mudar, e ao que tudo indica, não é apenas nos preços.
Xiaomi tem uma oportunidade para impressionar em 2024!
Portanto, a Xiaomi já vai com 2 lançamentos muito interessantes seguidos na Europa! Primeiramente com os Xiaomi 13T que impressionaram na qualidade de construção, desempenho, e claro, preço. Bem como mais recentemente com a gama Redmi Note 13, capaz de meter 5 aparelhos diferentes no mercado, todos eles com especificações muito interessantes, de forma a conquistar todo o tipo de consumidor.
Agora falta a gama alta, onde vamos muito provavelmente conseguir encontrar um Xiaomi 14 e Xiaomi 14 Pro na MWC de 2024 (Fevereiro – Barcelona).
Xiaomi 14 – Será que vamos ter uma nova grande aposta?
Como já dissemos no final do ano passado, a Xiaomi tem alguns problemas que tem de resolver num curto-médio prazo.
Pessoalmente, o mais grave é mesmo o facto de todos os aparelhos chegarem primeiro ao mercado Chinês, por vezes com diferenças de 3~4 meses relativamente ao mercado Global, nomeadamente o Europeu.
É uma forma de fazer as coisas que acaba (quase) sempre por “matar” todo o entusiasmo à volta destes mesmos aparelhos. Afinal, quando finalmente chegam ao nosso mercado, normalmente com preços bastante diferentes, já deixaram de ser uma novidade e têm de lidar com tudo aquilo que a Samsung, Apple, HONOR, Oppo, etc… Têm para oferecer.
A Xiaomi podia e devia ser a primeira fabricante a lançar o seu topo de gama, de forma a começar a nova geração Android. Algo que até faz na China, mas por alguma razão nunca consegue fazer na Europa.
Sendo exatamente por isso que, se ainda não consegue fazer lançamentos globais, vai ter de voltar à estratégia do passado. A mesma estratégia que tem vindo a recuperar com os mais recentes lançamentos de 2023 e 2024. Estamos a falar da…
Qualidade/Preço!
Se a Xiaomi não consegue lançar na Europa ao mesmo tempo que lança na China, muito provavelmente por dificuldades de produção e distribuição. Vai ter de ultrapassar as suas dificuldades de outra forma, para conseguir chamar a atenção dos consumidores Europeus.
Essa forma é oferecer aparelhos equiparáveis, que infelizmente deixaram de ser novidade, a preços ligeiramente mais apetitosos. Isto está a acontecer com a gama Redmi, bem como a gama T. Falta a gama mais alta e mais desejada da Xiaomi. Será possÃvel?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!