A Xiaomi tem um potencial tremendo. Mas precisa disto!

A Xiaomi impressiona forte e feio no campo do hardware, aliás, podemos até dizer que a gigante Chinesa anda a lançar alguns dos smartphones mais completos do mercado em termos de poderio computacional e fotográfico. Grandes exemplos estão nos Xiaomi 14T, Redmi Note 14, e mais recentemente nos Xiaomi 15 e 15 Ultra. Porém, há um problema que teima em não desaparecer: o software.

O novo HyperOS, que veio substituir o MIUI, e que é inegavelmente superior à “velhinha” versão, continua a ser o calcanhar de Aquiles da Xiaomi no mundo dos smartphones e tablets. Os smartphones são muito bons, mas o software faz sentir que o aparelho é apenas mais do mesmo, sem nada de especial a diferenciar um Ultra de um Redmi desta vida.

O que é uma pena, porque faz sentir que aparelhos como o incrível Xiaomi 15 Ultra não são assim tão especiais.

HyperOS ainda é o MIUI onde conta!

Para quem esperava uma revolução, o HyperOS sabe a pouco.

xiaomi 15 (review) - É o melhor compacto do mercado!

A realidade é que, apesar de muitas melhorias, especialmente debaixo do capô, visualmente, está demasiado próximo do MIUI, e no lado das funcionalmente… também.

Sim, há melhorias, mas há também regressos indesejados e novos problemas que não deviam existir num sistema moderno. Porém, é nos erros e pontos negativos que está o ganho. Afinal, se a Xiaomi vem a crescer de uma forma absurda, se for capaz de melhorar também o software… Ninguém a agarra!

1. Aspeto mais limpo, acessível e fluído!

O HyperOS é demasiado similar ao MIUI. Os consumidores querem algo diferente, mais moderno, e menos relacionado com aquilo que já existe no mercado. A Xiaomi precisa de encontrar a sua própria identidade, para pegar nisso e criar algo realmente seu, com as suas próprias vantagens e desvantagens.

(análise) redmi note 14 pro 5g: por 399€? nada mau! rascunho

2. Basta de bloqueios a launchers!

Por razões que desconhecemos, o HyperOS não permite usar launchers de terceiros. É a única interface Android moderna com este bloqueio. E o mais estranho? Isto não era assim no MIUI.

Ou seja, a Xiaomi deu um passo atrás, e ninguém percebe porquê. Android é personalização e liberdade! Uma coisa a mudar!

3. Notificações… a grande dor de cabeça

As notificações continuam a não ser aquilo que nós quqeremos. Muitas vezes, estas chegam tarde, ou simplesmente não chegam, tudo porque as apps estão limitadas por definições de poupança de bateria que nenhum comum mortal vai descobrir nos menus.

Resultado? Apps silenciadas e utilizadores frustrados.

O design também é demasiado blocky, e de facto demasiado grande. Isto é algo fácil de corrigir.

4. Quick Settings sem lógica e pop-ups irritantes

O menu de atalhos rápidos é bonito, mas pouco prático. Não há um botão dedicado para aceder às definições, e os atalhos não são personalizáveis. Ah, e se quiseres mexer em algo mais avançado, prepara-te para um cronómetro de 10 segundos antes de poderes confirmar a ação. Isto é das coisas que mais detesto no software da Xiaomi. Eu não quero esperar 10 segundos para absolutamente nada. Se carreguei no botão, é porque quis. Se fiz mal… Eu levo com as consequências. Não há problema algum.

Conclusão!

A Xiaomi está a melhorar, mas agora está na altura de revolucionar a experiência no lado do software!

xiaomi: mas que bela promoção para os novos topo de gama!

O hardware da Xiaomi está no topo, isto é inegável, e a realidade é que os preços continuam a impressionar em várias gamas de produtos. Mas o software continua a ser o calcanhar de Aquiles da marca. O HyperOS tinha tudo para mudar isso, mas acabou por seguir a mesma fórmula com toques estéticos.

Em suma, se aa Xiaomi quiser competir com a Samsung, Google ou mesmo a Apple em mercados mais exigentes, tem de acertar no software. Porque de nada serve ter o melhor smartphone… se o sistema continua a irritar o utilizador todos os dias.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...