Xiaomi tem a melhor solução para arrefecer um smartphone

A Xiaomi é neste momento, a maior fabricante de smartphones do mercado. Conseguindo aproveitar, da melhor forma possível, uma quebra de forma por parte da Samsung, que claro está, por sua vez, muito se deve à crise de produção que se faz sentir em quase todos os mercados.

Mas claro, a Xiaomi não está no topo do mercado, apenas e só porque a Samsung está a ‘quebrar’. A Gigante Chinesa está a dominar, porque é uma das fabricantes que mais aposta na qualidade/preço, e que mais inovações tenta trazer para cima da mesa.

Como é o exemplo do seu esforço no campo da refrigeração do SoC!

Xiaomi tem a melhor solução do mercado para arrefecer um smartphone

xiaomi ficção científica

Portanto, a Xiaomi está a tentar melhorar a performance de refrigeração nos seus smartphones, ao introduzir um novo sistema denominado de “Loop LiquidCool”. Ao que tudo indica, é o próximo passo após a grande aposta da grande maioria das fabricantes no ‘Vapour Chamber’. Afinal de contas, esta ‘invenção’ da Xiaomi parece ter um potencial muito maior, aumentando as capacidades de refrigeração em quase 200%.

Curiosamente, segundo a Xiaomi, esta solução tira alguma inspiração ao mundo da engenharia aeroespacial. Ao contar com um evaporador, um condensador, vários tubos, etc… A ideia aqui é enviar líquido para a fonte de calor, que por sua vez se transforma em vapor, e por fim, é disperso através do dissipador, para passar por um processo de condensação. Isto irá fazer com que o líquido seja capturado, e claro, sendo um loop (ciclo) vai obviamente voltar a ser enviado para fazer o mesmo exato circuito.

Na verdade, o método de refrigeração nem é assim tão diferente relativamente à solução ‘Vapour Chamber’. Mas aqui, temos vários melhorias, que acabam por aumentar a capacidade de transferência de valor em mais de 100%.

Como é que sabemos o quão as coisas melhoraram? Bem, a Xiaomi comparou um Mi Mix 4 com a solução ‘normal’, a um Mi Mix 4 com o novo sistema Loop LiquidCool. Ambos os smartphones foram utilizados da mesma exata forma, mas o aparelho com o ‘loop’ estava 5.2ºC mais fresco no geral, e 8.6ºC mais fresco no SoC.

Dito tudo isto, o primeiro smartphones Xiaomi com esta nova solução de refrigeração deve chegar ao mercado na segunda metade de 2022. Por isso, é muito provável que o próximo topo de gama da fabricantes Chinesa ainda não venha com a novidade.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também