Há alguns anos, empresas como a HTC, Meizu e Asus revelaram alguns telemóveis sem botões quando apresentaram os seus protótipos. Imagine um telemóvel sem botões de volume ou de alimentação onde é tudo feito no ecrã mas se tocasse no ponto certo da extremidade, reagiria como se tivesse premido um botão. Em 2025, poderemos finalmente ver o primeiro telemóvel sem botões a chegar às prateleiras pela Xiaomi.
Xiaomi já prepara primeiro telemóvel sem botões para 2025!
De acordo com o “leaskter” Chun Bhai e o Smartprix, a Xiaomi está a preparar-se para lançar um novo smartphone, com o nome de código “Zhuque”, no próximo ano. Este dispositivo pretende, supostamente, abanar o mundo dos smartphones ao abandonar todos os botões físicos em favor de um ecrã totalmente sensível ao toque. Uma das suas caraterísticas de destaque será uma câmara frontal oculta sob o ecrã.
O smartphone sem botões da Xiaomi ainda está na fase inicial de desenvolvimento, pelo que há a possibilidade de não ver a luz do dia. Mas se chegar ao mercado, juntar-se-á a alguns dispositivos raros, na sua maioria modelos conceptuais, que abandonaram completamente os botões físicos.
A utilização de um telemóvel sem botões pode parecer complicada, mas a abordagem inovadora da Xiaomi irá provavelmente torná-la mais fácil. A empresa está provavelmente a planear utilizar uma mistura de métodos para substituir os botões tradicionais de energia e volume. O Android Authority sugere que a empresa pode utilizar botões capacitivos ou sensores sensíveis à pressão, e a adição de motores de vibração pode dar aos utilizadores uma sensação tátil para as suas interações.
Os detalhes sobre o suposto smartphone sem botões da Xiaomi ainda são muito escassos, para além da menção de um processador Snapdragon 8+ Gen 4. Este chipset topo de gama sugere que o telefone será um modelo Android topo de gama com tecnologia de ponta e possivelmente algumas funcionalidades inovadoras centradas na apresentação do ecrã. No entanto não se sabe muito mais.
Nos próximos anos, é provável que a maioria dos smartphones adicione botões digitais para substituir os botões físicos ou fique totalmente sem botões. A mudança começou há alguns anos com o HTC U12 Plus em 2018, que foi um dos primeiros a usar apenas botões sensíveis à pressão. Depois, temos o Asus ROG Phone 2, que combinou botões físicos com zonas sensíveis ao toque, uma funcionalidade útil para jogos.