Ainda se lembra do drama à volta da Samsung, e da forma como o seu software aumentava ou diminuía a performance do SoC, em certos programas? Nomeadamente nos benchmarks?
Pois bem, na altura, achei que isto era um não assunto, e na verdade, continuo a achar… Porque, verdade seja dita, os ‘pontos’ que aparecem num qualquer programa benchmark, não contam a história toda. É preciso olhar muito além disto.
Além disso, a Samsung não é a única fabricante a adotar este tipo de estratégia. Todas o fazem! Algumas demoram é mais algum tempo a ser apanhadas.
Pois bem, dito tudo isto, a Xiaomi foi agora apanhada nos mesmos exatos lençóis.
Xiaomi também foi apanhada a enganar os tão populares benchmarks
Portanto, depois da Samsung, a Xiaomi também parece ter aderido ao throttling propositado de algumas apps, para manter as temperaturas e níveis de bateria equilibrados.
Quem o afirmou foi nada mais nada menos que o cofundador do Geekbench, ao mencionar no Twitter, que a estratégia da Xiaomi é exatamente a mesma da Samsung. Ou seja, os níveis de performance, em cada app, dependem do nome desta mesma app.
Por exemplo, num Xiaomi recente, se “mascarar” o Geekbench, com o nome do Fortnite. A performance single-core cai em pelo menos 30%, enquanto a performance multi-thread cai cerca de 15%. O mesmo acontece se a máscara for Genshin Impact, em vez de Fortnite.
Here are results from a Xiaomi Mi 11 running Geekbench and Geekbench disguised as Fortnite. Single-core scores are 30% lower, and multi-core scores are 15% lower, in the Fortnite build. https://t.co/wGAnSi73gR
— John Poole (@jfpoole) March 27, 2022
Isto vai muito provavelmente resultar numa remoção dos smartphones da Xiaomi, da ferramenta, tal e qual como já aconteceu com vários smartphones Samsung e OnePlus.
Mais uma vez… Volto a avisar… Os números dos testes benchmarks não são representativos da performance real destes aparelhos. Leiam análises de meios independentes, sempre baseadas no uso real, em vez de irem por testes sintéticos, que valem o que valem.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Não fazia ideia deste tipo de prática na indústria? Isto faz com que, ao seu olhar, certas marcas percam algum valor de mercado? Vai preferir outras fabricantes, fora do Universo Samsung ou Xiaomi, por causa disto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!