Xiaomi SU7 a 28 mil euros em Portugal. Será possível!?

Depois de muitos teases, e de até aparecer com o automóvel na MWC 2024 em Barcelona (Espanha), a Xiaomi lançou oficialmente o seu primeiro automóvel, o SU7, com um design incrível, muita tecnologia à mistura, e claro, um preço a começar nos 28 mil euros na China.

Como deve imaginar, este preço de 28 mil euros para a versão base do carro nunca irá acontecer na Europa, muito menos em Portugal. Porém, se acha que este carro vai chegar a um preço absurdo ao nosso território, também não tem estado muito atento ao mercado automóvel.

Acredito que o Xiaomi SU7 vai chegar à Europa como uma alternativa extremamente interessante em vários campos daquilo que é um automóvel 100% elétrico. 

Aliás, as coisas vão mudar bastante nos próximos meses, e a correr bem, este veículo da Xiaomi tem tudo para ser uma das pedras basilares para a “explosão” elétrica em pequenos países como o nosso.

Xiaomi SU7 a 28 mil euros em Portugal. Será possível!?

Nós já estivemos ao lado do SU7 Max em Barcelona. Acredite em nós… É talvez até mais bonito ao vivo!

Portanto, a Xiaomi revelou finalmente a informação que mais se aguardava relativamente aos seus primeiros automóveis elétricos SU7 e SU7 Max. Durante todo este tempo, tivemos rumores a apontar para um preço bombástico, enquanto outros apontavam para uma “bomba” com potencial para desiludir.

Mas, acho que podemos dizer que começar nos 28 mil euros para um veículo equipado com um motor traseiro de 220kW (330cv) e uma bateria de 73.6kWh, a coisa nem parece mesmo nada mal, especialmente quando a autonomia esperada anda à volta dos 700 quilómetros.

Mas esta não é a única versão do carro, existe ainda um SU7 Pro, bem como um SU7 Max.

O primeiro com uma bateria de 94.3kWh (930 kms) e os mesmos cavalos do modelo base, isto enquanto o segundo chega com uma bateria de 101kWh que terá de dar vida a dois motores que em conjunto oferecem quase 700cv de potência. A autonomia do Max anda à volta dos 800 kms.

O SU7 Pro começa nos 31 mil euros, o mesmo preço do Tesla Model 3 na China.

Isto enquanto o SU7 Max começa perto dos 39 mil euros. Todos os modelos contam com sistema Pilot Pro de assistência à condução, com chip Nvidia Orin, LIDAR e 11 câmaras para captura de informação e ajuda à condução.

Entretanto, ainda não se sabe quando é que o SU7 irá chegar à Europa. Mas, tendo em conta que temos um modelo base mais barato que o Model 3 na China (31 mil euros), e esse mesmo automóvel custa cerca de 39 mil euros em Portugal. Será de esperar que os preços Europeus do primeiro carro elétrico da Xiaomi não sejam assim tão exagerados quanto isso.

Especialmente porque na Europa a Xiaomi vai ter de apostar muito mais nesta vertente, por ser uma marca que nunca esteve associado ao mundo automóvel. Isto nunca esquecendo que 2025 é o ano dos veículos elétricos a começar nos 25 mil euros. A Xiaomi vai ter de fazer uma aposta a sério em todos os mercados, o que pode muito bem começar por apresentar um preço de arrasar a concorrência.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também