Xiaomi está em segundo e pode chegar a primeiro se Biden deixar!

Quando os Estados Unidos impediram a Huawei de chegar a número um do mercado e surgiram uma série de coisas para tirarem à gigante chinesa tudo aquilo que ela tinha conquistado, era uma questão de tempo até aparecer outra marca que seguisse os mesmos passos. A escolha lógica era outra empresa chinesa e de facto, olhando para os dados revelados pela Canalys, a Xiaomi já só tem um fabricante à frente. De facto, já ultrapassou a Apple. Dito isto, a Xiaomi pode chegar ao primeiro lugar mas isso se Biden deixar.

Xiaomi está em segundo e pode chegar a primeiro se Biden deixar!

As últimas informações sobre o segundo trimestre deste ano são uma grande surpresa. De facto, a Xiaomi cresceu mesmo muito. Recentemente a gigante chines aumentou as vendas de dispositivos móveis e para isto contribuiu a queda da Huawei. De facto, estamos a falar de um crescimento de 83% e isto são realmente valores incríveis.

A Xiaomi já conseguiu ultrapassar a Apple

Se o indicador dos 83% já era algo surpreendente, o segundo tem igualmente o mesmo peso. É que a Xiaomi já ultrapassou a Apple e tornou-se no fabricante número dois com uma quota de mercado de 17%. Claro que o CEO da Xiaomi, Lei Jun, já agradeceu aos fãs e colaboradores e comentou que isto é um marco fantástico para a empresa.

Este sucesso foi possível graças ao enorme crescimento dos smartphones Xiaomi na América Latina, África e Europa. Aliás a Xiaomi está a dar cartas em todo o mundo e a reforçar-se muito bem. Exemplo disso, é que em Portugal foi buscar o homem forte da Huawei Tiago Flores para Country Manager. Ou seja, não está a deixar pontas soltas.

Xiaomi preços

O aumento de preços não teve um impacto negativo

Quando eu falo de aumento de preços não estou a dizer que a Xiaomi tenha chegado aos equipamentos existentes e subiu-lhes o preço. Nada disso. O que fez foi começar a lançar dispositivos mais caros mas com melhores qualidades técnicas. No fundo o mesmo caminho da Huawei. Começou pelos entrada de gama a preços irresistíveis, passou para os gama média e depois apostou sobretudo nos topos-de-gama. Seja como for, os topos-de-gama da Xiaomi são caros mas continuam a ser acessíveis comparativamente a outros fabricantes.

Xiaomi mi 10 5g

Não se sabe o que vai acontecer no terceiro trimestre. Para já, o líder continua a ser a Samsung. Controla 19% do mercado. Comparativamente ao mesmo período do ano passado foi um aumento substancial. A Apple está em terceiro com 14% e cresceu apenas 1%. Já a Oppo que também está em força em Portugal e a Vivo saíram-se bem. Neste momento têm uma quota de mercado de 10%. O crescimento foi de 28 e 27%, respetivamente.

Os Estados Unidos podem interferir nos planos?

A mim parece-me que a guerra com a China se voltou a acentuar. Assim, pode haver novas retaliações a empresas como a Xiaomi. Escusado será dizer que isto seria uma desgraça para a empresa chinesa. No entanto, não sei se isto vai acontecer com a Xiaomi uma vez que nem sequer fabricam equipamentos 5G.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também