Já não é grande novidade que a Xiaomi anunciou uma nova tecnologia que promete possibilitar carregamento sem fios (5W) a uma distância de vários metros. Aliás, segundo a gigante Chinesa, o mesmo aparelho transmissor poderá ser capaz de carregar mais que um smartphone ao mesmo tempo, e pelos vistos, obstáculos não vão ser um problema.
Ou seja, temos aqui o sonho de qualquer utilizador! Contudo, não será isto bom demais para ser verdade?
- Por que razão é o disco rígido a drive ‘C:’ e não a ‘A:’ ou ‘B:’?
- (Review) BlitzWolf BW-GC2: Uma cadeira gaming boa, barata e bonita!
Xiaomi quer carregar o seu smartphone a metros de distância… Mas será isto possível?
Portanto, segundo vários especialistas, apesar do facto de ser excelente ver inovação e avanços no mercado tecnológico… É muito provável que este anúncio da Xiaomi seja apenas para “inglês ver”. Ou seja, é uma tecnologia que nunca irá chegar ao mercado.
Afinal de contas, numa perspetiva de engenharia, a eficiência destes transmissores é tão baixa, que seria preciso um input de mais de 1000W para conseguir levar 5W a um único smartphone.
Aliás, caso o smartphone não fique estático numa posição precisa, nenhuma energia irá chegar ao alvo. Ou seja, enquanto a Xiaomi afirma que as “ondas mmWave de energia” irão ser capazes de passar quaisquer obstáculos… O mais provável é que agarrar o telemóvel, metê-lo em cima da mesa, ou simplesmente andar pela casa, seja mais do que suficiente para terminar o carregamento.
Isto já para não falar do preço do transmissor, que muito provavelmente iria ultrapassar os 1000$.
Caso não saiba, o standard atual de carregamento sem fios (Qi) precisa de muita proximidade (max de distância é 4cm), e mesmo assim, é extremamente ineficiente em relação ao carregamento por cabo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!