Processador Próprio? – A Xiaomi está farta de pagar às Qualcomms e MediaTeks desta vida. Por isso, vai mesmo entrar na guerra dos chips. Assim, apesar das restrições comerciais impostas pelos EUA a empresas chinesas, tudo indica que a marca vai conseguir lançar o seu primeiro SoC proprietário ainda este ano, com produção assegurada pela TSMC, no processo 4nm N4P.
Porém, não vai trazer núcleos desenvolvidos pela própria marca, ao contrário do que muitos esperavam.
Chip próprio, mas com designs da ARM!
Portanto, segundo novos rumores partilhados na rede Weibo e divulgados por @Jukanlosreve no X, este novo chip da Xiaomi vai usar a já habitual configuração 1 + 3 + 4:
- 1x Cortex-X925 a 3.20GHz
- 3x Cortex-A725 a 2.60GHz
- 4x Cortex-A520 a 2.00GHz
Nada de revolucionário no campo dos SoC mobile. Mas, ainda assim, uma escolha sólida e alinhada com o que a Qualcomm fez recentemente.
Gráficos da Imagination Technologies? Sim, leste bem.
O verdadeiro destaque pode estar no GPU: o chip da Xiaomi vai contar com uma IMG DXT 72-2304 da Imagination Technologies, a correr a 1.30GHz.
A promessa? Desempenho gráfico superior ao Adreno 740 do Snapdragon 8 Gen 2. Ao que, a ser verdade, é interessante.
Nada de 3nm?
Apesar de existirem rumores anteriores sobre um chip em 3nm já em fase de tape-out, parece que a versão de 4nm será a primeira a chegar ao mercado. O que é normal, visto que este SoC não deverá ser o topo dos topos.
Porém, ainda não há data oficial de lançamento. A expectativa é que o chip seja apresentado ainda no primeiro semestre de 2025.
Conclusão
Se este SoC realmente competir com os Snapdragon mais antigos (como o 8 Gen 1 ou 2), já será um bom ponto de partida. Agora é esperar para ver se a Xiaomi consegue manter o ritmo, ao tornar-se independente, e assim capaz de fazer aquilo que realmente quer com os seus produtos.
Seria uma boa notícia. Mais concorrência. Mais coisas diferentes. Significa que vamos ter mais escolha.