O responsável pela gestão de produtos da Xiaomi, Donovan Sung, mostrou ao mundo um protótipo do Xiaomi Mi 9, que apresenta uma câmara para selfies integrada no ecrã. O protótipo está presente num vídeo que foi colocado no Twitter. Na prática, disponibiliza uma comparação lado a lado do dispositivo e o que parece ser um Xiaomi Mi 9 standard.
Xiaomi Mi 9 com câmara por debaixo do ecrã é incrível!
Os dois smartphones parecem quase idênticos, embora o protótipo sem monocelha inclua apenas o contorno de uma câmera integrada no ecrã e destacada na imagem acima. No vídeo, uma pessoa desbloqueia os dois smartphones e abre a mesma app em ambos – indicando que são funcionalmente iguais – antes de abrir a app da câmara do Mi 9 no protótipo do dispositivo e tirar uma selfie.
Another video from #Xiaomi President Bin Lin, showing off a very exciting phone prototype… ❤️❤️
Here’s our #Mi9 with under-display camera, full-screen display and great selfie experience. No holes, no pop-ups, no notch… What does everyone think? 😎#InnovationForEveryone pic.twitter.com/t0rDoe5Pp3
— Donovan Sung (@donovansung) 3 de junho de 2019
Sabe-se que há alguns fabricantes de smartphones Android a trabalharem em novas câmaras que deverão chegar aos equipamentos nos próximos dois anos. Ainda ontem abordámos a novidade da OPPO dentro deste género. Entretanto, os equipamentos da Samsung devem adotar esta tecnologia, no mínimo, até 2020.
Esta tecnologia é vista como superior em relação às monocelhas e aos furos. Logo à partida garante mais espaço utilizável na área do ecrã. Como é revelado no mais recente vídeo da Xiaomi, a câmara verdadeiramente integrada no ecrã não afeta o que aparece – simplesmente funciona como um ecrã normal. Entretanto, ainda não sabemos se a tecnologia afeta qualquer sensibilidade ao toque.
A tecnologia de câmaras para smartphones está de facto a evoluir muito.
Nos últimos tempos a Samsung desenvolveu os ecrãs Inifinity-O com um buraco no ecrã. O próximo sistema deste fabricante vai permitir a utilização das mesmas câmaras mas de forma invisível. Ou seja, só vamos saber onde está o buraco quando ativarmos a câmara para selfies.
Um Xiaomi Mi 9 com este tipo de ecrã e câmara seria uma adição muito bem-vinda ao mundo dos smartphones Android. No entanto, não deverá lançar nenhuma edição deste modelo com esta particularidade. Dito isto, só deveremos ter acesso a esta tecnologia, eventualmente, no Mi 10. Este smartphone será lançado em 2020.
No entanto, pode haver uma surpresa. É que este ano ainda será lançado o Mi Mix 4.
O que acham desta tecnologia? Contem-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!