A Xiaomi está feita a rainha dos teasers a julgar pelas muitas informações que têm chegado nos últimos dias à Internet, sobretudo acerca do Xiaomi Mi 11 Ultra. No entanto, há mais equipamentos a merecerem a atenção por parte deste fabricante. Agora eis que foi a vez do Xiaomi Mi 11 Lite 5G ter direito a um teaser dedicado. Nele podemos ver duas caracterÃsticas deste modelo. Um corpo fino e a presença de um chipset Qualcomm Snapdragon 780G. Mas há muito mais pontos de interesse.
Xiaomi Mi 11 Lite 5G: poderoso mas o mais fino e leve da Xiaomi!
O chipset embora não seja o Snapdragon 888 que é o topo de gama, é também ele um processador muito bem. Isto porque utiliza igualmente o mesmo processo de fabrico de 5nm. Para além disso temos o mesmo esquema 1+3+4. O CPU está dividido em três clusters. Um tem um alto-desempenho. Temos outros três também rápidos como o v principal mas funcionam a uma velocidade menor. Depois temos outros quatro que são mais eficientes a nÃvel energético. Talvez a maior diferença para o Snapdragon 888 seja a falta de um núcleo Cortex-X1 como refere o site GizChina.
A escolha do chipset para este smartphone foi só uma questão de preço?
Sim, mas não tanto o preço do chipset mas do sistema de arrefecimento que teria de ser implementado para se aguentar este processador. É que o Cortex-X1 que está presente no Snapdragon 888 aquece muito. Aliás diz-se que é o foco dos “problemas” do chipset, até em termos de autonomia. Como tal seria necessário um sistema de arrefecimento muito eficaz. Isto tornaria o equipamento muito caro! Para além disso, o Mi 11 Lite 5G assim não poderia ser o equipamento mais fino e leve da Xiaomi, como é apresentado. Seja como for é importante que este fabricante tenha mudado para um processo de fabrico de 5nm.
É que o desempenho do Snapdragon 780G é muito bom. Os dados oficiais mostram 45% mais rápidez que o antecessor. Temos também uma placa gráfica 50% mais rápida!
Entretanto outras caracterÃsticas dão conta de um modem integrado 5G e do processador de imagem Spectra 570. Na prática permite tirar fotos de todas as câmaras do smartphone em simultâneo.
Entretanto que mais sabemos acerca deste equipamento?
Bem algumas coisas. O Mi 11 Lite corre o Android 11 e está equipado com um ecrã de 6.55 polegadas. É praticamente o mesmo ecrã que o Redmi K40.
Até aqui já sabÃamos que este smartphone tem uma bateria de 4150 mAh como a nova lista confirmou acima e é capaz de carregar a uma velocidade de 33W.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!