Xiaomi Mi 10 Ultra controla carro real a kms de distância!

A Xiaomi é capaz de muitas coisas mas esta é sem dúvida uma grande estreia. Ora para comemorar o seu aniversário de 10 anos este fabricante vai controlar automóveis que estão a muitos kms de distância numa corrida virtual mas real. Isto é feito graças a um sistema 5G de baixa latência. De facto, a Xiaomi considera-a como uma corrida sem precedentes. Mas como é que temos o Xiaomi Mi 10 Ultra a controlar um carro?

Xiaomi Mi 10 Ultra controla carro real a kms de distância!

A imagem que chegou à Internet mostra a interface do Xiaomi Mi 10 Ultra a controlar um automóvel. Outro post, fala de uma verdade implementação destas funcionalidades para consumidores no Xiaomi Mi 10 Ultra.

 Mi 10 Ultra carro

Mas como é possível?

É aqui que entra o termo baixa latência e vou tentar explicar isto da melhor forma. Já se aperceberam do atraso que existe por vezes quando estamos a ver um jogo de futebol através de uma aplicação online como no SPORTV MultiScreen? Apesar de ser pouco, ele existe. Encarem isto como a latência e vejam como seria difícil conduzir um automóvel se houvesse este tipo de atraso desde o momento em que dizemos para virar, até à altura em que o carro efetivamente vira. Era um verdadeiro desastre. É aqui que entra esta baixa latência do 5G. Com isto a Xiaomi quer demonstrar que através desta tecnologia podemos controlar um veículo à distância como se estivessemos mesmo sentados ao volante.

Neste momento ainda não se sabe qual o modelo do carro que o Xiaomi Mi 10 Ultra vai controlar.

É daquelas coisas que não dá mesmo vontade de perder. O Xiaomi Mi 10 Ultra é sem dúvida um smartphone poderoso e o ideal para esta função. Vem com um processador Snapdragon 865 e suporta redes 5G NSA e SA.

Não-autónomo (NSA) e autónomo (SA) são dois modos 5G que os operadores de serviços de comunicação podem optar ao fazer a transição do 4G para a tecnologia móvel de próxima geração. As primeiras redes 5G a serem implementadas são NSA. Ou seja, as redes 5G são auxiliadas pela infraestrutura 4G existente. Quando o 5G estiver devidamente implementado, então deverão passar para o 5G autónomo.

Especificações do Xiaomi Mi 10 Ultra

O novo Xiaomi Mi 10 Ultra vem com uma bateria de 4500 mAh que suporta um carregamento de 120W. Isto é algo extraordinário. Traduzido em números significa que a bateria alcance os 100% de energia em apenas 23 minutos. Ou então 41% em apenas 5 minutos. O melhor de tudo é que como tinhamos mostrado no unboxing o carregador de 120W está incluído. No entanto, há mais informações neste campo. É que este smartphone também vem com carregamento sem fios de 50 W. Ou seja, temos o equipamento totalmente carregado em 50W. Para além disso, está também presente o carregamento inverso de 10W.

Se passa muito tempo no carro, pode também comprar um carregador de 100W para o seu automóvel por cerca de 14 Euros. Neste caso com fios. Se preferir sem fios, custará aproximadamente 55.

A nova aposta utiliza uma bateria de iões de lítio à base de grafeno. De facto, é a primeira bateria do género a ser produzida em massa.

Graças a esta tecnologia tem uma condutividade 1000 vezes maior do que as baterias tradicionais.

A fotografia é outro dos grandes destaques do Xiaomi Mi 10 Ultra. Assim temos uma câmara principal de 48 megapixéis com estabilização ótica de imagem. A ela jujnta-se outra também de 48 megapixéis, mas telefoto. Depois temos outra ultra-angular de 20 megapixéis e por fim uma de 12. Esta última será especialmente útil para a obtenção do zoom ótico.

Na parte frontal está uma câmara para selfies de 20 megapixés alojada num furo no ecrã. Afinal não é a tal câmara escondida no painel de que se falava, embora possa haver uma variante futura com estas características.

Tudo funciona realmente bem neste equipamento ao nível da fotografia. É que este dispositivo conquistou 130 pontos no DxOMark. Este valor médio deve-se a 140 pontos na fotografia e 106 pontos no vídeo.

No interior está um processador Snapdragon 865 que disponibiliza conetividade 5G através do modem X55.

Curiosamente não se apostou na variante Plus do chipset que se pensava, talvez por uma questão de custos.

 Mi 10 Ultra carro

A isto junta-se um painel OLED FHD+ de 6.67 polegadas e uma taxa de atualização de 120Hz.

Outras características dão conta do desbloqueio facial, sensor de impressões digitais integrado no ecrã (mas cuidado com isto), sensor infra-vermelhos e NFC. Temos ainda a proteção de vidro Gorilla Glass 6 na parte traseira e 5 na parte frontal.

Quanto a preços temos cerca de 760 Euros para a variante de 8GB e 128GB de armazenamento. Entretanto temos também outra de 12/256 e 16/512.

Este equipamento será lançado na Europa.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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