A Xiaomi já estava a crescer muito quando a Huawei ainda reinava no campo da fotografia. Mas parece que agora está com mais força do que nunca. Talvez porque neste momento é a grande gigante chinesa. Dito isto, já se falou muitas vezes da possibilidade dos smartphones substituirem as câmaras normais. Aliás, tudo indicava que a primeira a conseguir esse feito seria a Samsung. Mas afinal parece que será a Xiaomi a acabar com as máquinas fotográficas.
Afinal é a Xiaomi que vai acabar com as máquinas fotográficas!
A Xiaomi está a trabalhar num smartphone com câmara de 200 megapixéis que será lançado no próximo ano e a gigante chinesa promete uma qualidade sem precedentes. Aliás isto é um trabalho que começou com o Xiaomi Mi 11 Ultra.
O leakster Digital Chat Station que normalmente revela sempre coisas muito interessantes disse que as melhorias na câmara inovadora que a Xiaomi vai lançar em 2022 são notáveis. Entretanto este equipamento virá com um processador Snapdragon 888 plus. Eventualmente poderá tratar-se do Xiaomi Mi 12.
Mas é mesmo o fim das câmeras fotográficas devido à Xiaomi?
Do ponto de vista dos fotógrafos profissionais, com equipamentos sofisticados, a resposta é claramente não. Nunca verá fotógrafos profissionais a utilizarem smartphones como a sua câmara principal em casamentos e eventos esportivos. Mas e os fotógrafos amadores? E os pais, os adolescentes e todos os outros? Pode uma pessoa com pouco ou nenhum treino tirar melhores com um smartphone do que com uma DSLR? Isso já pode acontecer!
É verdade que os nossos smartphones não disponibilizam o alcance de uma lente telefoto de 200 mm, mas o que falta ao nível do alcance compensa-se pela espontaneidade. As pessoas vão com os smartphones para todo o lado. Com as máquinas fotográficas nem sempre acontece.
Uma DLSR com uma lente de 200 mm será ótima em muitos cenários, mas também será pesada. Com o smartphone é só tirar do bolso e fotografar.
É verdade que ainda vai levar algum tempo até termos verdadeiros sensores de alta resolução nos smartphones. Mesmo com esta câmara de 200 megapixéis da Xiaomi. No entanto, a maioria das pessoas não necessita de tanta resolução, a menos que vá imprimir as fotos num tamanho de um poster. Se imprimir as imagens num tamanho normal, as fotos ficam fantásticas quando tiradas com luz decente. Se as quiser ver no portátil ou na TV está igualmente bem servido.
Para além disso temos a conveniência. Quando acabamos de tirar uma foto com o smartphone podemos editar logo as imagens no Lightroom, publicar as melhores no Instagram e fazer backup das suas fotos para a cloud sem necessitar de remover um cartão de memória ou ligar um equipamento ao computador. Numa DSLR já são necessários mais passos.
A Xiaomi quer dominar a guerra dos megapixéis
Esta não é a primeira vez em que a Xiaomi vai mais longe no campos dos megapixéis. Lembro que esta empresa foi a primeira a lançar uma câmara de 108 megapixéis no Xiaomi Mi Note 10 que foi lançado em 2019.
É verdade que inicialmente estes sensores tinham alguns problemas com a focagem e exposição. Mas resolveu-se.
Trocava a sua máquina fotográfica por um smartphone? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!