Caso não saiba, apesar de tudo isto ser novo na Europa, ver a Xiaomi de mãos dadas com a Leica já não é uma novidade! Afinal, os Xiaomi 12S lançados na segunda metade do ano passado já tinham um toque da muito popular marca Alemã, de forma a elevar a sua performance fotográfica a tudo um outro nível.
Mas, tudo isto levanta algumas questões… O que muda nesta parceria, face a tudo aquilo que a Leica fez com a sua antiga parceira, a Huawei?
Xiaomi + Leica: Parceria é a mesma (Huawei) ou é uma evolução?
Portanto, a Leak teve o prazer de ser convidada à sede da Leica, para ter a oportunidade de ver aquilo que o Xiaomi 13 Pro vale antes do seu lançamento oficial na MWC 23, e claro, fazer algumas questões a quem realmente manda nas duas entidades.
A parceria de Leica com a Xiaomi é similar à parceria com a Huawei?
Sim e não. É uma evolução!
Na altura da Huawei, a Leica estava a dar os primeiros passos no mundo da captura fotográfica a partir de smartphones. Por isso mesmo, os engenheiros normalmente responsáveis por toda a tecnologia que dava, e continua a dar vida às máquinas fotográficas digitais da Leica, tiveram de se desdobrar e fazer as duas coisas.
Hoje em dia já não é assim. A Leica tem equipas dedicadas para os smartphones, e na verdade, está a recrutar em massa para ter ainda mais capacidades de ‘brincar’ neste mundo.
Porém, e isto é importante salientar, a Leica continua a não produzir lentes para os smartphones da sua parceria.
Quanto tempo demorou até a Leica conseguir finalizar o primeiro projeto com a Xiaomi?
Segundo o responsável máximo pela parceria, até ao primeiro produto finalizado, e pronto para fazer das suas no mercado. A equipa de desenvolvimento precisou de qualquer coisa como 12~14 meses, e mais de 8000 capturas a partir do smartphone mais poderoso da Xiaomi na altura (Mi 11 Ultra).
Foi a Xiaomi a escolher a Leica, ou a Leica a escolher a Xiaomi?
Esta parceria começou em 2021. Ou seja, a Leica não esteve ‘solteira’ no mundo da fotografia mobile durante muito tempo. Porém, ao que tudo indica, o que não faltou foram pretendentes.
A Leica optou pela Xiaomi por ser possível ir um pouco mais além no aspeto técnico. Muitas outras fabricantes apenas queriam meter o logo da Leica no smartphone, e ficar por aí.
Porquê que não temos uma lente periscópica no Xiaomi 13 Pro para Zoom Ótico 10x? É simples!
Vamos ter de esperar pelo Xiaomi 13 Ultra! O problema é… Se o Xiaomi 13 Pro já custa 1399€… Quanto custará um Ultra?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!