Anda no mercado à procura de uma TV OLED de qualidade, mas prefere continuar a viver com 2 rins? Pois bem, muito graças ao impacto da pandemia, e da consequente crise de semicondutores, em 2022, os preços das novas TVs OLED não evoluíram grande coisa.
É uma tecnologia que continua extremamente cara, apesar de quase sempre significar um enorme salto na qualidade do conteúdo que vê todos os dias.
Dito isto, a Xiaomi acabou de anunciar a sua nova OLED Vision 55 TV, primeiramente para o mercado Indiano, que poderá solucionar algumas questões. Ao fim ao cabo, é uma TV OLED de 55 polegadas, que chega ao mercado entre os 1000 e os 1100€.
Xiaomi lançou uma nova TV OLED de 55” a 1100€
Portanto, durante o dia de ontem, a Xiaomi anunciou a sua nova OLED Vision 55 TV, primeiramente pensada para o mercado Indian. É uma TV de 55”, capaz de chegar à resolução 4K (3840×2160), que claro está, muito provavelmente usa um painel LG WRGB, o que por sua vez significa 98.5% da gama de cores DCI-P3, 10-bit, e uma taxa de atualização de frames fixa nos 60Hz.
Quanto ao suporte de tecnologias, temos Dolby Vision IQ (ajusta o brilho de forma automática, tendo sempre em conta a luz ambiente), HDR10+. HDR10 e ainda HLG. Curiosamente, também tem certificação IMAX Enhanced.
No campo do som, temos um sistema de colunas de 30W 3-driver, com suporte a Dolby Atmos e DTS X.
Por fim, na conectividade, temos 3 portas HDMI que são mais ou menos 2.1 (Já explico melhor), eARC, 2 portas USB, porta ethernet, saída ótica, e 3.5mm. Também tem suporte a BT 5.0 e Wi-FI 802.11ac.
Mais ou menos HDMI 2.1?
Sim, na realidade, são entradas HDMI 2.0. No entanto, como o padrão mudou nos últimos meses, na prática, a versão 2.0 deixou de existir. Ou seja, as fabricantes podem adicionar 1 ou 2 funcionalidades da versão 2.1, e por sua vez afirmar que têm suporte à totalidade da tecnologia. Em suma, isto significa que não temos 120Hz, não temos VRR, nem nenhuma das outras funcionalidades importantes, caso queira ligar aqui uma consola de nova geração. O que na minha opinião, não tem mal nenhum, visto ser uma TV mais focada no aspeto budget. Mas seria bom ter uma folha de especificações menos enganadora.
Para finalizar, a TV tem como base um SoC MediaTek 9617 (Quad-Core), um GPU Mali G52 MC1, 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno. O sistema operativo é o Android TV 11.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!