O Xiaomi 12S Ultra integra uma das melhores câmaras de smartphones do mercado. A sua câmara principal Sony IMX989 de 50MP supera facilmente o sensor que encontramos em smartphones mais caros como o Galaxy S22 Ultra e o iPhone 14 Pro. Então, o que pode a Xiaomi fazer para tornar as coisas ainda melhores? A resposta é, aparentemente, uma grande revolução da Xiaomi na fotografia dos smartphones. De facto, só com uma revolução é que vai ser possível fazer melhor.
Xiaomi prepara revolução na fotografia dos smartphones
Para nos dar um cheirinho do que aí vem apresentou um Xiaomi 12S Ultra modificado, que apresenta um anel atualizado à volta do módulo de câmara e vai suportar lentes de câmara da série M da Leica. Entretanto este equipamento que ainda é para já uma prova de conceito apresenta não um, mas dois sensores de uma polegada e vidro de safira resistente a riscos no módulo da câmara para evitar que o sistema se danifique enquanto monta ou remove lentes compatíveis.
De resto a Xiaomi não partilhou mais informações sobre a configuração da câmara no smartphone conceptual. No entanto, um pequeno vídeo que mostra o dispositivo confirma que a lente compatível oferece uma abertura variável de f/1.4-f/16. O vídeo também confirma novas funcionalidades de software para aproveitar ao máximo o hardware atualizado, incluindo o pico de foco, um histograma e suporte de captura de imagem RAW de 10 bits (via Android Authority). Entretanto o vídeo incorporado abaixo mostra o sistema de montagem de lentes único no dispositivo.
Neste momento a Xiaomi não confirmou se pretende ou não trazer esta tecnologia para um smartphone que realmente chegue ao mercado. No entanto, esperamos que seja esse o caso. A empresa também não apresentou nenhuma amostra de imagem captada pelo Xiaomi 12S Ultra. De facto, estamos ansiosos para ver o produto em ação porque vai sem dúvida revolucionar o mercado.