O primeiro trimestre de 2020 registou as piores vendas de smartphones da história e isto deve piorar no segundo trimestre deste ano. No entanto, apesar de tudo isto, houve um fabricante, a Xiaomi, que se destacou num paÃs nosso vizinho e ultrapassa os fabricantes habituais, ou seja, a Huawei, Apple e Samsung.
Xiaomi faz jackpot e ultrapassa Samsung, Apple e Huawei
A Xiaomi tem vindo a crescer muito e na Europa já é o quarto grande fabricante no velho continente.
Na imagem acima podemos ver que a nÃvel Europeu, a Xiaomi tem 10% de participação no mercado, mas teve um crescimento ano a ano de quase 80%. Isto são valores extraordinários. Entretanto, a Huawei, terceira colocada, possuÃa 18% do bolo, mas teve um declÃnio ano a ano de 40%. Isto sugere que a Xiaomi pode ultrapassar a Huawei no terceiro lugar, se as respectivas tendências de crescimento e declÃnio persistirem.
Entretanto a Canalys revelou também uma bomba. É que no mercado espanhol, a Xiaomi é a marca número um em participação de mercado. Isto como se deve imaginar foi recebido com muita surpresa. Afinal a Apple, Huawei e Samsung são os três principais players de smartphones. Apesar destas três principais empresas terem sentido um declÃnio ano a ano, a Xiaomi contrariou a tendência e conseguiu 46% de crescimento ano a ano.
Esta empresa de estudos de mercado também assinalou um crescimento de quatro dÃgitos para a Oppo na região.
A Xiaomi também foi colocada em terceiro lugar na Itália (registando um crescimento de 306% em relação ao ano anterior) e em quarto lugar na França (+ 83%). Resta agora esperar para vermos o que vai acontecer com os envios para distribuição no resto do ano, especialmente porque a gama Xiaomi Mi 10 está muito mais cara do que nunca. No entrar, com o Redmi Note 9 e o Mi 10 Lite 5G existe muito por onde escolher.
O novo estudo de mercado também ilustra a diferença entre a América do Norte e a Europa em termos de marcas de smartphones. Entre a Huawei, a Xiaomi e a Oppo / Realme, é claro que os europeus têm muito mais escolha.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!