As vendas no mercado global de smartphones caíram no primeiro trimestre de 2020 como resultado da pandemia de COVID-19. De facto afetou tudo. Mas algumas marcas cresceram nesse período em certas regiões. Por exemplo, a Realme é a marca que mais cresce no Sudeste Asiático. Agora, a Counterpoint Research divulgou o relatório para o mercado europeu, que reitera uma tendência semelhante. Ou seja, eventualmente nem tudo é tão mão quanto parece e isso pode ser uma luz ao fundo do túnel. Por exemplo, a Xiaomi está a ter um forte crescimento na Europa.
Atenção Samsung e Apple: a Xiaomi está a arrasar na Europa!
Segundo o relatório, o mercado europeu de smartphones diminuiu 7% ano após ano e 23% ano após ano no primeiro trimestre de 2020. Além disso, a Europa Ocidental foi mais afetada (9%) devido a bloqueios em comparação com a Europa Oriental (5% ano após ano).
No que diz respeito às classificações, a Samsung liderou o mercado com 29% de participação de mercado. A vida corre bem para a gigante coreana. Ela é seguida pela Apple (22%), Huawei (16%), Xiaomi (11%) e Oppo (3%), respectivamente.
Quem mais perdeu foi a Huawei, como revelam os números acima. A participação de mercado caiu 43% graças à proibição dos EUA. A Xiaomi e a Oppo beneficiaram disso, pois a participação aumentou quase três vezes no mesmo período.
A própria Xiaomi cresceu 145% ano após ano e, juntamente com a Oppo, ambas as empresas chinesas testemunharam um crescimento de 150%. De facto, são dois gigantes que não param de aumentar a participação no mercado. Por outro lado, a Apple permaneceu estável e o iPhone 11 foi o modelo mais vendido na região.
No caso da Samsung as vendas foram impulsionadas pelo lançamento da gama Galaxy S20, graças às campanhas de marketing da empresa e à forte cadeia de distribuição.
Curiosamente, a submarca da Huawei, a Honor, liderou o mercado russo de smartphones e a região foi menos afetada devido à pandemia. A Itália foi o país mais gravemente afetado, com um declínio anual de 21%.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!