Xiaomi está a instalar bloatware sem autorização!

Qualquer smartphone que compre vai trazer algumas aplicações extras instaladas, que provavelmente não têm grande utilidade para si, e até podem ser um bocado irritantes. É daqui que vem o termo bloatware no mundo mobile! São apps que vêm pré-instaladas, ocupam armazenamento, e por vezes, até mais alguns recursos computacionais, visto que ficam abertas em segundo plano sem você saber.

Pois bem, a Xiaomi sempre gostou de instalar algum bloatware nos seus smartphones. O que em tempos não tinha nada de mal, visto que esta era uma fabricante muito focada na qualidade-preço, e como tal, encontrar 3 ou 4 apps extra, que podiam ser desinstaladas, em troca de um smartphone mais valioso do que aquilo que pagou, não era todo o fim do mundo.

Mas, essa já não é realidade da Xiaomi, e ao que tudo indica, a forma como o bloatware aparece nos seus smartphones também já não é a mesma.

Xiaomi está a instalar bloatware de forma automática

Portanto, nas última semanas, temos visto alguns utilizadores de smartphones Xiaomi a queixarem-se da instalação de apps estranhas, que por sua vez começam a enviar notificações do nada. Estranho? Sem dúvida! Mas isto é algo que está a acontecer em vários smartphones Xiaomi baseados no MIUI 14 na Europa.

Em suma, a fabricante decidiu implementar mais bloatware em várias versões do seu MIUI 14 (14.0.9.0.TBLEUXM, 14.0.11.0 TLBEUXM, 14.0.13.0, etc…) na forma da app Bouygues AppCloud.

O que é isto? (Bouygues AppCloud)

Pois bem, se isto fosse uma app que fosse facilmente desinstalada, a coisa nem era o fim do mundo. O problema aqui é que a Bouygues AppCloud é uma app “permanente”, ou seja, mesmo que a desinstale, esta vai volta passado algum tempo.

Além disto, é uma app com a capacidade de instalar outras apps, nomeadamente jogos. Cada uma destas apps vai ter a permissão de ter acesso a recursos computacionais sem autorização do utilizador, e claro, por isso mesmo, vai ser capaz de enviar notificações.

A maximização de receita é o objetivo de qualquer empresa. Mas, como nenhum de nós é acionista da Xiaomi, fique a saber que existe uma forma de acabar com a app em questão.

Esta app não lhe traz problemas de segurança, porém, é irritante. Por isso, para desinstalar a app e nunca mais a ver na vida, precisa de primeiramente ter acesso ao nome do pacote. Posteriormente, precisa de removê-la através de comandos ADB. Se não quiser ir pelos comandos, por ir através do ADB App Control.

Estas são as maneiras mais fáceis de remover a app, e todas as sub-apps que esta traz para a sua vida. Alguma dúvida disponha!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também