Smartphones Xiaomi vão conseguir encontrar câmaras ocultas!

Se os mais recentes rumores se confirmarem, a Xiaomi poderá em breve introduzir uma funcionalidade de encontrar câmaras ocultas nos seus smartphones. A gigante chinesa dos smartphones está a preparar-se para o lançamento da sua próxima versão do HyperOS, o HyperOS 2.0, e a funcionalidade de deteção de câmaras ocultas poderá fazer parte dela.

Smartphones Xiaomi vão conseguir encontrar câmaras ocultas!

De acordo com as informações que chegam do XiaomiTime, o HyperOS 2.0 poderá incluir uma função que permite que os dispositivos Xiaomi suportados encontrem câmeras ocultas usando os sinais da rede local sem fio (WLAN).

Utilizando esta funcionalidade, os utilizadores de smartphones Xiaomi poderão detetar dispositivos suspeitos, assumindo que as próprias câmaras estão ligadas à rede Wi-Fi local. Assim algumas capturas de ecrã da alegada funcionalidade de deteção de câmaras ocultas apresentam a mensagem “Detetar câmaras ocultas para proteger a sua privacidade e segurança pessoal”.

As capturas de ecrã também sugerem que os utilizadores poderão procurar dispositivos suspeitos com um simples toque. Assim que a função chegar, os utilizadores terão de tocar no botão Iniciar análise e aguardar os dispositivos detectados. Após o término da verificação, os resultados mostrarão se alguma câmera foi encontrada ou não.

xiaomi encontrar câmaras ocultas

Curiosamente esta novidade de privacidade do HyperOS 2.0 parece ser inspirada por um programa baseado em Python desenvolvido anteriormente chamado Ingram. O programa Ingram detecta as vulnerabilidades das câmaras através da análise dos endereços IP. A ferramenta inclui ainda funções como análise da intensidade do sinal, transmissão SSID, identificação de endereços MAC e análise de tráfego de rede.

Entretanto esta funcionalidade de segurança seria útil para os utilizadores, especialmente para os viajantes, que se encontram frequentemente em novos locais. O HyperOS 2.0, que deverá estrear esta funcionalidade de deteção de câmaras ocultas, deverá chegar em outubro deste ano. Isto na mesma altura em que a Xiaomi lançou o HyperOS 1.0 com o lançamento da série Xiaomi 14 na China, em outubro de 2023.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também