Os dados mais recentes divulgados pela IDC indicam que os envios globais de wearables atingiram os 32 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2018.
Na prática isto é um aumento de 21,7% em relação ao ano anterior.
Os dados revelam que o aumento astronómico nos envios em relação ao mesmo período do ano anterior deve-se a um aumento de wearables que foram lançados durante o trimestre.
Assim e mais concretamente, novos produtos de empresas como a Fitbit, Garmin e Huawei ajudaram ao crescimento da categoria de wearables.
Os wearables estão a crescer a um grande ritmo
Os dados também revelam que a procura crescente em mercados como a Ásia-Pacífico (excluindo o Japão) foi outro fator determinante e isso representou mais de metade de todos os envios para distribuição. O crescimento nesses mercados foi 21,4% maior do que no ano anterior, segundo a IDC.
No terceiro trimestre, a Xiaomi conquistou a primeira posição, graças ao sucesso da Mi Band 3 e à sua significativa expansão para além do seu país de origem, a China.
Embora a China, em geral, seja responsável por mais de 80% do volume de remessas da Xiaomi, neste trimestre caiu para 61%, à medida que a empresa conseguiu aumentar a sua presença em outros mercados, como Índia, Europa, Médio Oriente e África.
A Apple surge em segundo lugar
Logo a seguir surge a Apple que conseguiu lançar a nova gama dos Apple Watch, o primeiro “relógio” aprovado para utilização médica, no final do trimestre.
O novo design e dimensão, juntamente com a versão mais recente do Watch OS, foram bem-vindos, embora a última série tenha representado menos de 20% de todos os envios para distribuição.
Importa salientar que o preço reduzido da Série 3 foi responsável pela maioria das remessas da Apple durante o trimestre.
Fitbit voltou a subir no mercado
No terceiro lugar surge a Fitbit. Os dispositivos mais recentes, incluindo o Versa, o Charge 3 e o Ace, ajudaram a empresa a desacelerar a sua queda em relação aos trimestres anteriores.
O sucesso do Versa levou a empresa a voltar a uma boa posição no mercado de fornecedores de smartwatches. A IDC espera que isto se mantenha a curto prazo. Ou seja, boas notícias para este fabricante.
Huawei ocupa agora a quarta posição seguida de perto pela Samsung
Outro facto importante é que a Huawei ultrapassou a Samsung para manter a quarta posição mundial. No entanto, a maioria dos dispositivos portáteis da empresa foi vendida na China.
Por outro lado, a sub-marca Honor apresentou um novo conjunto de auscultadores que acompanham a frequência cardíaca durante os treinos.
O quinto lugar é ocupado pela Samsung, que ultrapassou outros concorrentes. O arsenal de produtos da Samsung depende das pulseiras Gear S3 e Fear Fit para impulsionar os volumes de vendas.
Entretanto, esta empresa também lançou o seu smartwatch de última geração, o Galaxy Watch. Assim, esta foi a primeira vez que um dispositivo wearable deste fabricante se distanciou do tradicional nome “Gear”… Para a sub-marca “Galaxy”.
O que acham desta classificação? Será que o mercado de wearables vai continuar a crescer? Só o tempo o dirá.
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