A guerra comercial entre Estados Unidos e China pode dar origem a muito mais vítimas. Para já, é apenas a Huawei que está na chamada lista de entidades Mas e se a Xiaomi também tiver este problema? Aparentemente já há plano de ataque. Durante uma entrevista, a responsável de produto abordou vários tópicos incluindo a possibilidade de termos uma Xiaomi banida pelos Estados Unidos.
Xiaomi banida pelos Estados Unidos? Já há um plano de ataque!
Ora, este fabricante já está preparado para um possível banimento americano. A responsável da Xiaomi afirmou que parte da receita da empresa já está a alimentar empresas de manufatura e semicondutores para criar uma cadeia que pode fabricar smartphones sem contar com a ajuda de empresas americanas.
De acordo com a responsável, “para já estamos a avaliar a situação. No entanto, para já não houve efeito de contágio. De facto, estamos a trabalhar lado a lado e intensivamente com empresas americanas, como a Qualcomm que desenvolve os nossos chipsets ou a Google que está presente nos nossos produtos do ecossistema IoT (Internet of Things).”
“De qualquer forma, se algo acontecer no futuro, temos um plano B. Entre outras coisas, estamos a investir muito em vários fabricantes de semicondutores na China. Mas acreditamos que a nossa estratégia de negócios não deve ser condicionada pelas decisões tomadas pelos políticos. Até agora, optamos por integrar os melhores componentes nos nossos produtos. É isto que vamos continuar a fazer no futuro ”.
“Estamos convencidos de que o que é realmente importante é fazermos sempre o nosso melhor sem nos preocuparmos com o que os nossos concorrentes fazem. Acreditamos que é positivo ter concorrência porque nos dá força para fazermos ainda melhor. A nossa estratégia é fazermos o que achamos que devemos fazer e dar sempre o máximo ”, afirmou a porta-voz da Xiaomi.
E ao nível do software? É possível que a Xiaomi também aposte no Harmony OS? Nesse caso, a Google deve ter cuidado, pois iria perder o seu domínio no mercado dos sistemas operativos para dispositivos móveis.
Vamos ver o que vai acontecer, mas a Xiaomi parece não ter medo se o “pior” acontecer.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!