A Xiaomi já foi a fabricante que apostava na qualidade-preço, também foi a fabricante que apostou forte e feio na qualidade para se equiparar com a Samsung e Apple, no entanto, tem estado estagnada na terceira posição do mercado, e de facto, nem é pelo seus topo de gama, é mais pelo sucesso da sua gama média Redmi Note a uma escala mundial.
Ou seja, se a Xiaomi realmente quiser sair da sombra das duas velhas gigantes, é preciso fazer algo de diferente. O que levanta a questão… O que quer ver de diferente nos novos Xiaomi 15?
Xiaomi 15: Ou vai ou racha. Tem de ser um sucesso!
De facto, a Xiaomi não tem muito por onde melhorar a sua gama mais poderosa de smartphones, porque a nÃvel de especificações técnicas, os atuais Xiaomi 14 e 14 Ultra já são tão bons, ou por vezes até melhores, que a concorrência mais direta.
O que a gigante Chinesa tem de fazer, é refinar mais o software, retirar muito do bloatware que podemos encontrar assim que ligamos um smartphone Xiaomi, melhorar a eficiência dos seus aparelhos, e claro, fazer algo que a Apple já faz há vários anos, e a Samsung também começou a fazer de forma um pouco mais recente. Lançar atualizações rapidamente, com melhorias visÃveis e desejáveis.
Talvez mais importante que tudo isto, é mudar o calendário de lançamentos para todos os mercados extra-China. A Xiaomi continua a lançar primeiro na China, e apenas depois para o resto do mundo.
Todos nós compreendemos que a China seja um mercado mais importante, porque estamos a falar de 1.4 mil milhões de potenciais consumidores, mais ou menos o dobro daquilo que podemos encontrar na Europa. Porém, se a Xiaomi quer rivalizar de frente com a Samsung e Apple, tem de se transformar em uma marca global a sério, o que claro está, significa ter lançamentos realmente globais.
É muito mau para a Xiaomi, ter um lançamento na China, todos os meios de notÃcias falarem sobre o aparelho em Novembro ou Dezembro, para depois esse mesmo aparelho apenas nos chegar à s mãos 3 ou 4 meses depois, quando já foram lançados dezenas de outros aparelhos. Pessoalmente, este é o maior defeito na estratégia da Xiaomi.
A qualidade está lá, em alguns modelos o preço também está (depois de algumas falhas neste campo), falta só o “timing”. Quando isso for corrigido, a Xiaomi vai ser uma ameaça muito série para o “duopólio” Apple e Samsung.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!