Agora que estamos mais ou menos a meio do ciclo das atuais consolas (Xbox Series S/X e PS5), fica a sensação de que, apesar de tudo aquilo que foi dito altura, este hardware tem muito pouco de “nova geração”. Sendo exatamente por isso que a Microsoft se juntou à NVIDIA para lavar a cara à Xbox.
Não estamos a falar de uma nova consola, é algo que todas as Xbox vão ter acesso.
Xbox vai transformar-se num PC de 4000€!
Portanto, a Microsoft decidiu desistir da sua ideia do aparelho “Keystone”, que basicamente iria ter a missão de transformar qualquer monitor ou TV em uma consola Xbox através de uma ligação à nuvem. Mas, enquanto esse plano teve de ser posto dentro de uma gaveta, a Microsoft parece ter um plano B para dar uma outra vida às suas atuais consolas Xbox.
Pois bem, a ideia é, com a ajuda da NVIDIA, transformar as atuais consolas Xbox em plataformas poderosíssimas de jogos com a capacidade de chegar aos TFLOPs de um PC equipado com uma RTX 4080. Como é que isto se faz? Bem, o GeForce Now vai chegar às consolas Xbox!
Isto é curioso porque a própria Microsoft já tem uma plataforma de streaming de jogos (Xbox Cloud). Porém, o GeForce Now tem mais funcionalidades e mais qualidade visual, graças ao facto de ser possível ter acesso aos servidores RTX da NVIDIA. Isto significa que é possível fazer streaming 4K até 120FPS!
Um nível de qualidade visual que nenhuma das consolas atuais é capaz de oferecer de forma consistente.
Vamos ter vantagens na associação Xbox + GeForce Now?
Obviamente que é do interessa da NVIDIA meter o seu serviço cá fora, para as grandes massas. Por isso, não seria de estranhar ver uma subscrição promocional para quem já tem uma consola Xbox. Porém, deve continuar a ser um serviço pago.
Consegue imaginar ter uma máquina de jogos dedicada na sua sala, capaz de jogar offline, e ao mesmo tempo ser capaz de jogabilidade com a melhor qualidade visual, a pagar uma simples subscrição? Por muito cara que esta seja, vai ser sempre mais barata que ter um PC com uma RTX 4080 ou RTX 4090. Especialmente porque a qualidade visual no streaming tende apenas a melhorar, com a NVIDIA prestes a mudar os seus servidores para as novas RTX 50.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!