Já disse muitas vezes na Leak.pt que a estratégia da Microsoft está a mudar com o lançamento da Xbox Series X. Afinal de contas, apesar da grande aposta da gigante Norte Americana no hardware da consola, que aparentemente até está a conseguir ter resultados superiores à PS5 (Mais informações aqui). A verdade é que Phill Spencer (líder do departamento Xbox) não quer guerras com a Sony! O seu objectivo é bastante diferente do habitual, e na verdade, muito mais virado para o futuro.
Xbox Series X vs PS5? A Microsoft não quer guerras!
Portanto, apesar de todo o entusiasmo dos jogadores que esperam um duelo até à morte entre a PS5 e a Xbox Series X. A verdade é que a Microsoft não quer nada disso para a sua vida! Aliás, a Microsoft nem está muito interessada em vender um grande número de consolas nos próximos anos.
Afinal, o objectivo da Microsoft é bastante mais interessante, sendo bastante mais focado no ecossistema! Ou seja, a ideia é vender software e não hardware, algo que é extremamente inteligente por parte da empresa. Ora leia:
“Se a guerra de consolas fosse a nossa estratégia, não decidíamos levar os nossos jogos exclusivos para o PC, nem para a Xbox One, nem sequer lançaríamos o xCloud onde os jogadores poderão jogar esses mesmos jogos nos seus smartphones.”
Claro que Spencer admite que irá existir uma guerra entre a Sony e a Microsoft. Mas o espírito da competição vai ser agora diferente, pelo menos no lado da Microsoft. Ao fim ao cabo, a Xbox Series X é a consola mais poderosa da geração, no entanto, de forma bem curiosa, a empresa não quer obrigar os jogadores a dar o salto.
Mas o que define uma guerra tradicional de consolas?
É simples, historicamente, quem vende mais consolas ganha! Porque quem vende mais consolas, também irá ter mais clientes à procura de jogos para a sua plataforma. Por isso, as fabricantes ganham na venda na consola, mas também na venda dos jogos.
No entanto, as consolas custam muito dinheiro a desenvolver e a fabricar. Por isso, a ideia da Microsoft passa agora por conseguir vender jogos, e subscrições a todos os jogadores, mesmo que estes não tenham uma única consola Xbox em sua casa. Alargando massivamente a sua carteira de clientes, sem o custo de aquisição da produção e marketing de uma consola.
Afinal de contas, é aqui que está o dinheiro a sério, sendo também aqui que está o futuro! Até já há quem diga que esta pode muito bem ser a última geração de consolas de sempre, com o futuro a ficar nas mãos do streaming, em que vamos poder jogar qualquer jogo, em qualquer ecrã de nossa casa.
E pelos vistos, a Microsoft já está pronta a abrir os braços a este futuro.
Xbox Series X vs PS5? A Microsoft não quer guerras! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!