De acordo com um ex-programador da PlayStation, a Xbox Series X apanhou a Sony e a sua PS5 desprevenida porque ninguém contava com as impressionantes características técnicas da consola da Microsoft. O programador é Chris Grannell, um veterano da indústria que passou 14 anos no extinto Studio Liverpool, a empresa que criou os lendários jogos WipEout para o PlayStation e outras plataformas. Grannell também trabalhou na Guerrilla Games que criou o jogo de sucesso na PS4, Horizon: Zero Dawn.
XBOX Series X arrasa completamente a PS5 revela programador
Em conversa no podcast RDX, Grannell afirmou que a “PS5 não é uma consola má. De facto, é uma fera em termos de hardware. Mas é um hardware que é mais lento que o da XBOX de várias formas. ”
Já sabíamos que a Microsoft tinha derrotado a Sony no que diz respeito a comparações técnicas diretas entre a Xbox Series X e a PS5, e parece que Grannell partilha essa opinião. “A máquina que a Microsoft projetou é uma bomba em comparação com o que a Sony fez”. Entretanto segundo este programador, outros programadores com quem falou têm esta opinião.
No entanto, Chris Grannell considera que a Sony se deitou à sombra da bananeira. Conquistou muito mercado e achou que a guerra já estava ganha. No entanto, não estava.
A Microsoft confia plenamente nas especificações da Xbox Series S e posicionou a sua nova geração como “a consola mais poderoso”. A propósito disto, Phil Spencer, responsável da Xbox, revelou recentemente que a Microsoft se ficou a sentir “ainda melhor” com a Xbox Series X depois da Sony ter anunciado as especificações técnicas da PS5.
Claro que isto, por si só, não é garantia de domínio de mercado. Não basta serve-se poderoso. É que no final, são os jogos e os serviços que definem quem ganha a guerra de consolas. A Sony tem um longo histórico de exclusões que a Microsoft não conseguiu igualar nos últimos anos.
O programador que referimos acima revela ainda que a diferença mais notável entre a Xbox Series X e a PS5 em termos de desempenho está no raytracing em tempo real.
A Sony ainda quer ter uma palavra a dizer…
No entanto, a PS5 parece ganhar na velocidade da SSD, o que permitirá que os jogos sejam carregados mais rapidamente. Para além disso a Sony também considera que o novo controlador poderá ajudar a que os jogadores tenham uma experiência de jogo mais envolvente e isso faça a diferença.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!