Xbox Series S em problemas com menos de 3 anos de vida

No início desta nova geração que agora está na mão da Sony e da sua PlayStation 5, a Microsoft fez algo bastante curioso, ao lançar duas consolas em vez de apenas uma, a Xbox Series X e a Xbox Series S. Duas consolas, que como deve saber, trazem níveis de performance muito diferentes.

A ideia da Microsoft era muito simples, e até muito interessante, lançar um modelo mais limitado no hardware, mas a um preço muito mais em conta. Desta forma, a consola poderia correr os mesmos exatos jogos do modelo mais caro, com definições gráficas mais baixas, ao mesmo tempo que era uma porta de entrada quase perfeita para o ecossistema Xbox Game Pass, onde claro, temos de incluir o streaming de jogos a partir da nuvem.

Mas… O Cloud Gaming está inegavelmente a sofrer de várias dores de crescimento, e na parte do desenvolvimento, tanto os estúdios, como até os jogadores, estão a ter alguns problemas com a quantidade de memória que a consola mais barata da Microsoft tem para oferecer.

Xbox Series S já está a dar problemas com menos de 3 anos de vida

Portanto, no campo do hardware, apesar de trazer as mesmas arquiteturas no lado do CPU (Zen 2) e do GPU (RDNA 2), a consola mais barata é muito mais limitada na parte gráfica, especialmente na memória VRAM disponível para jogos. Afinal, enquanto a Xbox Series X e PlayStation 5 contam com 16GB de VRAM, a Xbox Series S fica pelos 8GB.

Na realidade, a Xbox Series S tem 10GB de memória GDDR6. Porém, é memória unificada! Por isso, o CPU e GPU têm de lutar pela mesma ‘pool’ de memória. Sendo exatamente por isso que a equipa de desenvolvimento da Microsoft lançou algumas atualizações para os kits de desenvolvimento, e consolas já em casa dos jogadores, para desbloquear mais algumas centenas de MBs para o GPU.

Porém, mesmo com alguns toques por parte da Microsoft, os estúdios continuam extremamente limitados. Talvez pior que isso, os jogadores estão a receber mensagens de erro.

E agora? Com menos de 3 anos de vida, já andamos assim? Qual é a solução? É que já deu para perceber que o futuro não vai ser amigo de consolas ou placas gráficas com 8GB de memória.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também