As consolas de próxima geração são cada vez mais uma realidade! Afinal de contas, com a data de lançamento cada vez mais perto, mais e mais informações começam a chegar à Internet.
Como deve saber, tanto a PS4 como a Xbox One estão no activo à cerca de 8 anos. O que cimenta ainda mais o facto de ser necessária uma mudança.
Portanto, nós vamos tentar explicar tudo o que pode esperar, da Xbox Scarlett e da PlayStation5.
(Rumor) Será que a PS5 é mesmo mais poderosa que a nova Xbox?
Melhor desempenho
Impulsionadas pelas novas arquiteturas da AMD, a próxima geração de consolas certamente será um sucesso. Isto porque, similarmente ao que aconteceu na geração passada, a AMD vai equipar ambas as consolas.
Portanto, enquanto já sabemos que a PS5 irá contar com um CPU AMD de 8 núcleos Zen 2, e ainda um GPU Navi. A Microsoft apenas confirmou as mesmas arquiteturas, sem mencionar qualquer número de núcleos do CPU. (Contudo, vários ‘devs’ afirmam que a PS5 é mais poderosa no processamento, por isso, é provável que a Xbox tenha um CPU um pouco mais fraco)
Dito isto, com um hardware muito similar, ambas as consolas serão capaz de chegar aos 8K e 120FPS. Além disto, iremos também ter um ‘loading’ extremamente mais rápido, graças aos novos SSD ‘custom’.
Poderá continuar a jogar os seus jogos antigos!
O lançamento da PS4 e da Xbox One foi um sucesso, no entanto, ao mesmo tempo, os jogadores tiveram de desistir das suas abastadas bibliotecas de jogos PS3 e Xbox 360. (A Microsoft até tem apostado na retro-compatibilidade, mas longe vão os tempos, em que simplesmente podíamos agarrar no CD de um jogo antigo, e jogar em qualquer consola)
No entanto, tanto a Microsoft como a Sony aprenderam a lição!
E por isso, uma das primeiras coisas a ser anunciada por ambas, foi o facto de estas novas consolas suportarem todos os jogos da geração anterior!
Mas calma… É que enquanto a PS5 irá suportar apenas os jogos da PS4, a Xbox Scarlett, deverá suportar toda a biblioteca de jogos Xbox.
Para além disso, foi também confirmado que todos os controladores ou Headsets que cada jogador utiliza na sua atual consola, também funcionará na nova.
Jogos na ‘Cloud’
A Google poderá já ter revelado todos os seus planos para a criação de uma “Netflix dos jogos”, na forma do Stadia. No entanto, se a gigante da pesquisa acha que está sozinha na corrida, é melhor olhar para o espelho retrovisor.
É que tanto a Sony como a Microsoft, estão neste momento com um grande foco na ‘Cloud’, e até já fecharam uma parceria bastante interessante, para um ‘all-in’ neste campo
Assim, apesar do choque inicial, esta parceria entre as duas empresas até que não é assim tão surpreendente. Afinal de contas, a Google pode não ter o Pedigree ideal para jogos, mas tem certamente a infra-estrutura e conhecimento ideal para fazer abanar o mercado.
E por isso, nada melhor que uma união entre as ‘velhas’ rivais, para meter a Google no bolso.
Poderão as consolas de próxima geração ter um sucesso imediato?
Tanto a Sony como a Microsoft sabem o que estão a fazer no mercado, e até já começaram a dar ouvidos aos seus fãs. Afinal, não é por acaso que vamos ter retro-compatibilidade logo no lançamento.
Contudo… Nem todas as noticias são boas! Se analisarmos bem as coisas veremos que nem tudo é um “mar de rosas.”
Ainda não sabemos ao certo quais serão os jogos que irão ser lançados para as novas consolas. Mas é provável que sejam os clássicos ‘Multi-plataforma’, como FIFA e afins, com os pesos pesados a chegar um pouco mais tarde.
A não ser que a grande aposta da Xbox na compra de novos estúdios, seja já para entrar em grande no mercado. O que me parece difícil… Visto que historicamente, os grandes jogos nunca chegam no início de um ciclo de vida de uma consola. Além disso, é também provável que com as capacidades técnicas que têm sido reveladas, o preço seja acima de tudo assustador.
Para além disso, outro dos aspectos a ter em conta é o facto das novas consolas poderem atingir os 8K. O que é de facto uma grande inovação na tecnologia. Mas se pensarmos bem, quantas são as pessoas que têm possibilidades de comprar uma televisão destas?
Ainda falta algum tempo, até o fim de 2020, altura em que ambas as consolas deverão chegar ao mercado. Dito isto, apesar de todas as questões, é provável que o futuro seja brilhante para ambas as empresas.
Ademais, o que pensa de tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!