Ainda não sabemos se a consola de nova geração da Microsoft, por enquanto conhecida como Xbox Next, vai chegar realmente mais cedo ao mercado, naquilo que é uma empresa “farta” do estado atual no mercado.
Mas, quer seja o lançamento em 2026, 2027 ou 2028, uma coisa é certa, aquilo que conecemos como consola nos dias que correm, vai ter de sofrer uma grande evolução! A Microsoft já está em cima do assunto.
Xbox de nova geração vai apostar forte e feio na IA!
Portanto, além de hardware extremamente mais avançado face ao que podemos encontrar na Xbox Series X, PS5 ou até na cada vez mais provável PS5 Pro, a Microsoft também está muito preocupada em adicionar funcionalidades IA capaz de mudar a performance, mas também a experiência de utilização da consola propriamente dita.
Mais concretamente, a Xbox Next vai ter um acelerador IA extremamente interessante, capaz de lidar com vários tipos de processos. Estamos assim a falar de um NPU capaz de processador Auto SR, a tecnologia de upscalling da Microsoft, sem ir buscar recursos computacionais ao CPU ou GPU. Além disso, a consola também vai integrar funcionalidades importantes do Windows, como é o caso do Copilot. O que até faz algum sentido, visto que o sistema operativo das consolas Xbox tem sido sempre um Windows personalizado mais focado na performance pura e dura.
Dito tudo isto, após vários rumores de que a Microsoft andava no mercado para mudar de fornecedor primário… Tudo indica que a AMD vai ficar novamente responsável pelo hardware base da nova Xbox.
Algo interessante, porque a AMD também é uma parceira muito importante para a Sony. Será que a AMD vai ser capaz de desenvolver soluções para ambas as rivais? Especialmente caso a consola da Microsoft chegue ao mercado muito mais cedo do que o esperado? Não faria mais sentido uma parceria com a Intel ou NVIDIA, para assegurar a confidencialidade do projeto? Temos de esperar para ver o que isto vai dar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!