A PlayStation 5 parece entrar numa nova onda de domÃnio, o que muito se deve à entrada num ciclo descendente nas vendas para a Switch, e uma aparente desistência da Microsoft nas suas atuais consolas Xbox Series S e X. Aliás, enquanto a PS5 já conta com o capacete de realidade virtual PSVR 2, que aparente estar a conseguir vender a um ritmo muito interessante, a Microsoft parece ter simplesmente atirado a toalha ao chão.
Algo curioso, visto que na altura do lançamento da Xbox One X, Phil Spencer prometeu uma consola poderosÃssima capaz de oferecer jogabilidade 4K, bem como VR de alta-fidelidade. Promessas vazias, visto até aqui, os esforços no mundo VR, por parte da Microsoft, foram poucos ou nenhuns. Uma tendência que parece estar para continuar.
Xbox continua sem planos para apostar no VR
Portanto, numa recente entrevista, o lÃder dos Estúdios Xbox (Matt Booty) falou um pouco sobre o assunto VR, confirmando que a Microsoft não desistiu completamente do VR nas consolas Xbox, mas que continua a apostar numa estratégia de “esperar para ver”. Ou seja, a Microsoft está atenta, mas por enquanto prefere apostar em mercados com mais provas dadas, onde seja mais fácil retirar alguma lucratividade.
Mais concretamente, Matt Booty apontou para a fala de uma comunidade grande o suficiente para uma aposta a sério por parte da Microsoft. Até porque o ecossistema Xbox até tem vários tÃtulos capazes de fazer um brilharete no mundo do VR. Mas por enquanto, as coisas têm de aumentar de volume, antes de uma aposta a sério. O que claro está, significa que pelo menos nesta geração, nas consolas Xbox, não vai haver VR para ninguém.
Dito tudo isto, a verdade é que apesar de todo o seu potencial, o VR no mundo dos videojogos já anda por cá há mais de 10 anos, mas a taxa de adoção continua francamente baixa. Especialmente quando em comparação direta ao mundo das consolas mais tradicional, ou até o mundo mobile. Será que o VR vai alguma vez ser o futuro? A Apple já está a dar uma ajuda, mas os preços têm de melhorar, e muito, nos próximos tempos.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!