Se ainda não conhece muito bem a marca Vivo, não se preocupe, é algo completamente normal.
Ao fim ao cabo, a gigante Chinesa apenas chegou muito recentemente a Portugal, e em boa verdade, ainda não tem um topo de gama, realmente digno desse nome, para bater o pé às suas grandes rivais, como é o caso da Xiaomi, da Samsung, da Oppo, e de certa forma, também da Huawei. Mas isso vai mudar com o Vivo X80 Pro! Um smartphone cheio de características simplesmente brutais, que promete revolucionar o mundo dos telemóveis topo de gama, no campo da fotografia.
X80 Pro: O primeiro topo de gama a sério da Vivo, quer conquistar Portugal
Portanto, apesar do facto do X80 Pro não ser bem o primeiro topo de gama da empresa, e de na verdade, nem ser o primeiro aparelho da gama ‘X’, este é inegavelmente o primeiro aparelho capaz de rivalizar com os nomes mais conhecidos do mundo Android.
Ou seja, é um smartphone que vai ter de rivalizar com o Galaxy S22 Ultra da Samsung, com o Xiaomi 12 Pro, e claro, com o Oppo Find X5 Pro, este último, curiosamente de uma marca também ela pertencente ao conglomerado BBK Electronics – (Na qual, a Vivo também se insere)
Dito tudo isto, no mundo dos smartphones, não basta ter um bom produto, é preciso fazer muito mais que isso! Algo que a Vivo sabe melhor que ninguém, e por isso mesmo, está a entrar na Europa, pela porta grande! De forma muito curiosa, ao aproveitar o amor que os Europeus têm pelo mundo do Futebol.
Entretanto, além dos patrocínios na Liga dos Campeões, e vários campeonatos extremamente conhecidos no Velho Continente, a gigante Chinesa também já fechou uma parceria com a FIFA, para ser um dos principais patrocinadores do Campeonato do Mundo de 2022.
A Vivo veio para vencer, e claro, o X80 Pro é uma grande parte da sua estratégia!
Aliás, podemos até dizer que o X80 Pro é uma das partes mais importantes daquilo que a empresa anda a fazer. Afinal, como já deve ter percebido, se o X80 Pro falha em marcar posição, muito do que tem sido feito, é basicamente atirado para o lixo.
Mas… Ao preço certo, pode vir a ser um aparelho muito interessante para os consumidores, e claro, uma pedra no sapato da Samsung, e ademais marcas rainhas do mundo Android.
Vamos olhar mais para o smartphone em si. Afinal, o que vale o X80 Pro?
Antes de mais nada, como dissemos em cima, o X80 Pro é um topo de gama de pleno direito!
O aparelho conta com um ecrã AMOLED LTPO de 6.78” capaz de ir aos 120Hz, um SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen1, 12GB de memória RAM LPDDR5, 256GB de capacidade de armazenamento UFS 3.1, uma bateria de 4700mAh com suporte a carregamento rápido de 80W com cabo e 50W sem cabo, e claro, as estrelas da festa, na forma de um módulo de câmeras que promete trazer muita coisa boa para o ecossistema Android, e ainda um sensor de impressão digital bastante diferente do habitual, ao apresentar uma área de autenticação significativamente maior.
O que isto vai dar, tudo junto no mesmo pacote? Temos de esperar pela review detalhada. Mas uma coisa é certa… No campo da performance, a coisa promete!
Especificações Técnicas:
- CPU: Snapdragon 8 Gen 1
- Ecrã: 6.78-inch 120Hz 3200×1440 E5 AMOLED LTPO
- RAM: 12GB
- Armazenamento: 256B
- Bateria: 4,700mAh
- SO: Funtouch OS 12 (Android 12)
- Câmera Frontal: 32MP
- Câmeras Traseiras: 50MP + 48MP Wide-Angle + 12MP gimbal + 8MP periscópica (Sensor de Processamento de Imagem V1+)
- Conectividade: Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, NFC, IR blaster
- Dimensões: 164.57 x 75.3 x 9.1mm
- Peso: 219g
- Certificação: IP68
- Preço: Ainda não foi anunciado (Mas é esperado algo entre os 1000 e os 1100€)
Primeiras Impressões – Aspeto, Apresentação e Qualidade de Construção
À primeira vista, além de bonito, e de contar com todos os detalhes que sempre elogiámos, e vamos continuar a elogiar num smartphone de gama alta, como é a construção em vidro e alumínio, bem como a presença de um ecrã curvo com margens extremamente reduzidas. O Vivo X80 Pro é também um smartphone que salta à vista, pelo muito cuidado que a equipa de desenvolvimento teve no seu design! Isto mesmo tendo em conta um módulo de câmeras que à primeira vista parece estranho, mas que muito rapidamente, ao estilo da Coca-Cola, primeiro estranha, mas depois entranha.
Um módulo traseiro, que além de cumprir a sua missão no campo do design, também promete marcar a diferença, com uma grande ajuda da parceria com a Zeiss, no campo da captura de imagem.
Mas, lá está, sobre isto, falaremos mais quando tivermos o aparelho nas mãos, e tivermos a oportunidade de tirar as primeiras fotos.
Sensor de Impressão Digital diferente?
Este é um campo chave da Vivo para diferenciar o X80 Pro de tudo o resto que podemos encontrar no mercado. Temos aqui o sensor ultrassónico mais recente da Qualcomm, que além de prometer melhorias na fiabilidade e velocidade, aposta num campo de autenticação significativamente maior.
Para ter noção, comparativamente aquilo que podemos encontrar no S22 Ultra da Samsung, este sensor é 4x maior, com dimensões de 20*30mm. Ou seja, no X80 Pro, não é preciso andar a ver onde mete o dedo. A área é grande o suficiente, para garantir que, desde que o dedo esteja na parte de baixo do ecrã, está em cima do sensor.
Aliás, o sensor é tão grande, e tão responsivo, que até pode programar alguns atalhos, dependentes do número de toques que faz neste espaço. Talvez mais importante que tudo isto, é também o sensor mais rápido que tive o prazer de utilizar num smartphone.
Conclusão
Na minha opinião, neste lançamento, a Vivo está a fazer tudo, ou quase tudo bem. A minha única dúvida é mesmo o preço. Em suma, um aparelho a mais de 1000€, baseado no SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen1, nesta altura do campeonato, pode fazer pouco sentido, quando já temos o S22 Ultra, Xiaomi 12 Pro, e Find X5 Pro quase a fazerem 6 meses de mercado em território Nacional. Especialmente porque a Vivo é ainda uma marca pouco conhecida no nosso mercado.
Mas… A fabricante pode conseguir fazer a diferença, com o seu sistema de câmeras, software, e aposta num sensor de impressão digital bastante diferente daquilo que é habitual.
Ademais, o que acha de tudo isto? Acha o Vivo X80 Pro interessante? Ou apenas mais do mesmo?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!