Woo, Uzo e Amigo: Que operadoras são estas?

Como temos vindo a dizer, o clima mudou em Portugal no mundo das telecomunicações, especialmente porque além das velhas MEO, NOS e Vodafone, que são obviamente apontadas como as 3 grandes, e como tal, a grande barreira ao sucesso da DIGI na nossa região, temos cada vez mais outros nomes nas bocas dos Portugueses.

Afinal, apesar de não serem uma total novidade, além da DIGI, temos também muito boa gente a falar da Woo, UZO e Amigo. Mas… Faz ideia do porquê da existência destas operadoras? Há quanto tempo estão por cá, etc…?

Woo, Uzo e Amigo: Que operadoras são estas?

Portanto, de forma muito resumida, a Woo, UZO e Amigo já existem há alguns meses, ou em certos casos até existem há vários anos no nosso mercado, de forma a ser possível oferecer uma alternativa diferente face às 3 grandes operadoras nacionais.

  • UZO apareceu em 2004, fruto de uma aposta da TMN (MEO)
  • Woo apareceu em 2020 pelas mãos da NOS, para ser a primeira operadora nacional totalmente digital.
  • Amigo é a mais recente das 3, ao ser lançada em 2023, pela Vodafone, servindo logo desde início como um serviço “low-cost”.

Porém, apesar de no passado terem tido uma missão diferente, nos dias que correm, todas elas são no fundo apenas uma sub-marca destas mesmas 3 grandes, para combater a grande aposta da DIGI em Portugal.

Ou seja, a Woo pertence à NOS, a UZO pertence à MEO, e por fim, a Amigo pertence à Vodafone.

digi: resposta da meo, nos e vodafone está à vista! É low-cost!

São submarcas das três grandes, que claro está, utilizam a mesma exata infraestrutura das suas empresas “mãe”, porém, com algumas limitações em cima.

  • Nota: Dentro do tema das limitações, têm existido várias críticas a estas operadoras low-cost ao longo das últimas semanas. Porque além do facto de a sua oferta comercial ser agora uma cópia de tudo aquilo que a DIGI oferece. A realidade é que a sua cobertura de fibra ótica também mudou, aparentemente para oferecer concorrência (apenas) nas regiões onde já existe DIGI, ou esta está prestes a chegar.

Ou seja, como já deve ter percebido, estas submarcas são sobretudo as maiores armas de arremesso da NOS, MEO e Vodafone contra a DIGI. Porque é a partir daqui que estas estão a rivalizar com a nova operadora.

Porém, apesar de factualmente até serem capazes de oferecer um serviço de qualidade, por oferecerem o mesmo que a DIGI, sem algumas das suas desvantagens como é o exemplo da cobertura ou falta de apoio ao cliente. São marcas que estão a deixar algum amargo de boca nos Portugueses.

Aliás, podemos até dizer que, até no low cost, as operadoras não mudam de atitude! Copiam-se umas às outras e não oferecem nada de diferente, pensado nas necessidades reais dos seus clientes.

O que acaba por ser uma continuação daquilo que foi o panorama geral no mundo das telecomunicações Portuguesas.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também