Windows XP continua a ser mais utilizado do que o Windows 11!

A Microsoft está a conseguir que mais pessoas atualizem para o Windows 11. No entanto, isto não a livra de surpresas. Isto porque há um novo estudo a revelar que mais pessoas estão a usar o Windows XP. Lembro que chegou há mais de duas décadas. Isto comparativamente à versão mais recente do novo sistema operativo. De facto, é estranho que o Windows XP continue a ser mais utilizado do que o Windows 11 mas há uma razão.

Windows XP continua a ser mais utilizado do que o Windows 11!

O Windows XP que chegou em 2001 é utilizado por mais pessoas do que o Windows 11. A pesquisa da Lansweeper baseia-se numa amostra considerável. É que foram considerados 10 milhões de PCs. Surpreendentemente, o estudo descobriu que 1,71% dos PCs estão a usar o Windows XP em comparação com 1,44% que estão no Windows 11 que foi lançado pela primeira vez no ano passado.

Outros sistemas operativos mais antigos, como o Windows 8 (1,99 por cento) e o Windows 7 (4,70 por cento) também são mais populares do que o Windows 11.

Entretanto o grande campeão é o Windows 10, que está a ser usado em 80.34 por cento dos PCs analisados.

Apesar de o Windows 11 ter ficado atrás de outros sistemas operativos da Microsoft em termos de base de instalação, o estudo descobriu que o número de utilizadores aumentou em 2022.

Em janeiro, o Lansweeper descobriu que apenas 0,52% dos PCs analisados estavam a executar o Windows 11, contra 1,44%.

Um dos motivos que pode estar na base da lenta adoção do Windows 11 é que mais de metade (55 por cento) dos computadores analisados não se atualizam para o Windows 11.

Dito isto, embora 91% tivessem RAM suficiente para executar o Windows 11, apenas cerca de metade suportavam o TPM. Lembro que o TPM garante mais segurança ao nível de hardware e encontra-se integrado normalmente nas motherboards.

Quando a Microsoft anunciou os requisitos mínimos ao nível do TPM 2.0 no ano passado, isto deu origem a muita conversa, exatamente pelas questões de compatibilidade.

Isto porque a exigência reduz significativamente o número de utilizadores que podem executar o Windows 11. Seja como for, o TPM está em muitos dispositivos lançados nos últimos anos, mas muitos estão de fora.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também